Internacional Titulo
Processo contra regime de Pol Pot deve ser retomado
Do Diário do Grande ABC
17/03/2000 | 10:41
Compartilhar notícia


O governo cambojano e a ONU retomaram nesta sexta-feira as negociaçoes para organizar o processo contra os líderes do Khmer Vermelho, regime conduzido por Pol Pot. O chefe dos negociadores cambojanos, o ministro de Estado Sok An, qualificou de ``construtivas' as primeiras conversas.

Uma delegaçao da ONU está na capital Phnom Penh desde quinta-feira para organizar, junto ao governo local, um tribunal ``de caráter internacional' para punir os responsáveis pelo genocídio realizado pelo Khmer Vermelho. O regime é considerado responsável pela morte de dois milhoes de cambojanos entre 1975 e 1979.

A ONU e o governo cambojano tentam há meses montar o tribunal, mas discordam porque o Camboja, invocando a soberania nacional, quer ter o controle do processo e quer, principalmente, o direito de supervisionar a nomeaçao dos juízes internacionais. Mas para participar do julgamento a ONU quer que o processo responda às normas internacionais da justiça e que seja dela todo o direito de nomear os juízes e fiscais.

A missao da ONU deve ficar no Camboja até a próxima quarta-feira.

Segundo analistas e fontes diplomáticas, as duas partes precisam, por razoes diferentes, chegar a um acordo. Para o primeiro-ministro Hun Sen um processo com o respaldo da ONU aumentaria sua credibilidade interna e externamente.

Para a ONU, um processo contra os líderes do Khmer Vermelho poderia ser um exemplo de Justiça internacional e servir de modelos a outros processos por crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;