Política Titulo
ONG diz que ministro faz apologia à maconha em clipe
Do Diário OnLine
20/04/2004 | 11:27
Compartilhar notícia


A ONG (organização não-governamental) Mensagem Subliminar encaminhou à Procuradoria da República um representação contra o ministro da Cultura, Gilberto Gil. Segundo informações do site Consultor Jurídico, a entidade alega que é feita apologia ao uso da maconha no videoclipe da música Three Little Birds e nas capas do CD e DVD de título Kaya N'Gan Daya.

A Mensagem Subliminar afirma que "a palavra Kaya, na linguagem Rastafari, a mesma utilizada por Bob Marley, significa maconha". Além disso, a instituição afirma que há "imagens consideradas subliminares - e outras explícitas - de apologia ao uso de drogas, crime previsto no Código Penal Brasileiro".

Segundo a representação, que descreve com detalhes o clipe Three Little Birds, em determinado momento o personagem da montagem, uma animação, é envolvido por uma fumaça vinda de uma baforada dada por Bob Marley (também representado em um personagem). Em seguida, o personagem um é mostrado nas nuvens. Essa é uma das cenas de apologia, segundo a ONG.

A ONG quer a suspensão da venda do CD e a proibição da veiculação do clipe da música em emissoras de televisão. O advogado que representa o cantor diz que só se manifestaria após ler os termos da representação.

No passado, a ONG já acusou as empresas Schincariol e a Fischer América Comunicação Total pela propaganda que traz o cantor Zeca Pagodinho experimentando a nova Schin. Numa cena final, sem áudio, a imagem dos lábios de um homem pedindo para o cantor experimentar a cerveja dizia: "tu experimente isso aí agora, cara, ou eu pego essa garrafa e enfio no teu rabo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;