Memória Titulo Memória
Ourinhos FC, uma história em construção
Por Ademir Medici
21/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


As várias periferias outrora distantes do Centro de Santo André se transformaram em cidades. Acompanhem o eixo da Rua Carijós. Os bairros ali abertos completam 30, 40, 50 anos de uma nova Santo André. Florescem comunidades, com seus conjuntos habitacionais, pequenas e médias empresas, igrejas – das mais variadas religiões – e campos de futebol.

O campo do Ourinhos FC é um dos estádios distritais da cidade. E tem uma história a ser escrita e melhor delineada.

No distintivo do clube, um ano: 1970. E uma torre de eletricidade, já que várias cadeias de iluminação cortam a área do Jardim Progresso, Vila Linda, Jardim Alvorada, Jardim do Estádio.

Francisco Prudenciano, o Jacaré, zelador do estádio do Ourinhos, vive nesta área desde 1965, quando seus pais trocaram a dureza da roça da cidade de Estrela do Oeste por Santo André: "Aqui só tinha barrocas, montanhas e chácaras de japoneses, com uma casa aqui, outra a dois quilômetros, outra mais longe ainda".

UM LIXÃO

A área do campo de futebol era usada como aterro sanitário, um dos lixões de Santo André, até que em sua segunda administração (1983 a 1988) o prefeito Newton Brandão construiu o campo, em atendimento a pedido do vereador (e futebolista) Norberto Fernandes.

Primeira dúvida: a data da inauguração do campo? O que se sabe é que Edson Cury, o Bolinha do Canal 13, TV Bandeirantes, esteve presente, ele que chegou a ser repórter esportivo.

Em torno do campo, os conjuntos habitacionais no lugar das barrocas. Jacaré participou da construção, colocando pias, pisos e forrações em casas e sobradinhos. E jogando futebol: foi ponta-direita do Bate Fácil.

Hoje, como zelador do clube, Jacaré guarda parte da memória do Ourinhos, álbuns de fotos que precisam ser datadas e identificadas.

UM NOME

Odalicio Alves da Silva, um dos fundadores do Ourinhos FC, falecido há quatro anos e nome de uma praça pública na área de Vila Linda.

Registros

(Fonte: Banco de Dados)

- O Ourinhos renasceu em 1970, mas já existia antes. O jornalista Divanei Guazzelli conta que o clube foi uma das seis entidades que se fundiram em novembro de 1969 para a formação da Sajea (Sociedade Amigos do Jardim do Estádio e Adjacências). No ano seguinte, o ressurgimento.

- Aqui, a segunda dúvida: identificar o período da primeira fase do Ourinhos FC.

- Num outro momento, 1997, o Ourinhos vivia momentos delicados, conforme reportagem do jornalista Edélcio Cândido. Seu estádio carecia de manutenção, com traves enferrujadas, alambrado caído e vestiários sem limpeza e água quente nos chuveiros.

- Hoje ali está o campo, de terrão, alambrados, bar e vestiários com a galeria de taças e troféus. Rapaziada nova à frente. Estádio distrital que recebe jogos de várias divisões do futebol amador de Santo André. E o sonho de ganhar um gramado sintético - e aqui fica mais uma sugestão ao prefeito Carlos Grana.

Galeria

Taças e troféus do Ourinhos FC multiplicam-se, tomam prateleiras do bar e dos vestiários. Mauricio Silva reproduziu algumas, apontadas pelo clube como as mais significativas.

Em 21 de outubro de...

1812 – Criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em São Bernardo, que abrangia todo o Grande ABC.

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Protesto na Suíça contra a violação do seu território por um aviador alemão.’

1930 – Prefeitura de São Bernardo abre concorrência pública para o fornecimento de alimentação aos presos pobres em 1931.

- Revolução em marcha: São Paulo organiza o Batalhão de Caçadores Paulistas, com sede na Praça da Sé. Em várias partes do País prosseguiam os embates entre as forças legalistas (que defendiam a República Velha e o poder dominante) e os rebeldes.

Santos do Dia

- Santa Úrsula e companheiras. A Igreja registra a morte da jovem Úrsula em 21 de outubro do ano 83. De origem real inglesa, ela dedicou a vida a Jesus Cristo. Numa viagem de navio, com 11 meninas prometidas a soldados do rei com quem se casaria, foram presas e mortas.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Celina

- Dásio

Hoje

- Dia Nacional da Valorização da Família

- Dia do Contato Publicitário 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;