Política Titulo
Norte-americano lança livro sobre FHC
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
21/11/2002 | 10:50
Compartilhar notícia


O escritor norte-americano Ted Goertzel está nesta quinta-feira em Brasília, onde lançará o livro Fernando Henrique Cardoso e a Reconstrução da Democracia no Brasil. Segundo ele, diferentemente dos Estados Unidos, os chefes de estado e de governo na América Latina são muito guiados pelas circunstâncias, que “levam a mudanças quando a história muda”.

“Primeiro sociólogo a chegar à presidência de um país, Fernando Henrique Cardoso fez o que precisava fazer, em seus oito anos de governo, de acordo com as circunstâncias que a realidade brasileira e mundial se apresentavam. Caso, por exemplo, das reformas administrativa e financeira, além do programa de privatização, que são passos decisivos para o processo de desenvolvimento sustentado do Brasil”, escreveu Goertzel.

Para o escritor, a liderança política no Brasil e na América do Sul tem um papel mais importante do que nos EUA, onde a estabilidade econômica e política é mais forte. No hemisfério Sul da América as administrações dependem mais de adaptações às circunstâncias, e FHC “soube encarar as conjunturas”.

Ele afirmou que leu toda a obra sociológica do atual presidente para entender melhor a evolução democrática do país, mas ressaltou que o livro não é só sobre Fernando Henrique. “É, sobretudo, uma análise sócio-política do Brasil dos anos 50 para cá, considerando o vazio de lideranças provocado pelo período de governos militares”, afirmou o escritor.

Com a Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;