Cultura & Lazer Titulo Banda
Relespublica convida

Banda curitibana tem quase 20 anos de estrada e se acostumou a se apresentar em sua terra natal

Ângela Corrêa
Enviada a Curitiba
25/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A banda curitibana Relespublica tem quase 20 anos de estrada - faz aniversário em abril - e se acostumou a se apresentar em bares e casas de shows da terra natal. Com a proximidade do marco das duas décadas e com o novo e alegadamente ‘básico' Efeito Moral em mãos - quarto disco de inéditas e quinto da carreira -, nasceu também a vontade do trio de extrapolar os limites dos sujinhos da capital paranaense. Na última quinta-feira, Fábio Elias (guitarra e vocais), Ricardo Bastos (baixo) e Emanuel Moon (bateria), realizaram o que poucos roqueiros conseguiram: lançar oficialmente o álbum e dar o pontapé da turnê no tradicional Teatro Guaíra, o Guairão.

Querido no circuito local, o trio pisou no palco com uma grande vantagem: os cerca de 2 mil ingressos já haviam se esgotado. "A gente sempre quis preparar um show de teatro para que as pessoas fossem para ouvir a música. E esse álbum tem canções de sonoridade mais limpa. Só podia ser no Guaíra. É lá que os artistas de renome se apresentam, é o símbolo de nossa cidade quando se fala disso", explica o vocalista. "Até o maestro foi gentil com a gente e cancelou o ensaio da orquestra para que a gente preparasse o show", conta Moon.

Com tanto espaço, os músicos se divertiram. "A gente nunca tocou com tanta distância um do outro. O medo era que a química ficasse diferente", diz Fábio. "Agora sim fizemos um lançamento decente, do jeito que queríamos", diz o vocalista. Efeito Moral, antes de ser bolachinha, veio ao mundo em formato de pen-drive, com fotos, letras e vídeos. A edição na mídia alternativa já está esgotada.

O setlist apresentou o novo álbum, cujas músicas Elias escreveu mantendo o que chama de fórmula Beatles: "Primeira estrofe, segunda estrofe e refrão". Além de evitar rebuscamento no vocabulário - "ficou simples e direto como rock tem de ser" -, o compositor limpou a sonoridade, inspirado nos discos de folk rock dos anos 1970 em que se debruçou há mais ou menos um ano e meio, sobretudo os de Neil Young.

"Não tem necessariamente a ver com o álbum, mas significa menos distorção e simplicidade", explica. As letras variam do tom de crítica social a pegadas mais românticas. Destaque para Tudo o que Eu Preciso, que tem participação do mineiro Samuel Rosa, vocalista do Skank.

O show de estréia privilegiou justamente os momentos em que Elias tocava ao violão do que o entrosamento do trio em si. No set acústico, o trio recebeu convidados como o André Scheinkmann, que tocou violão durante, e Benê da Gaita, que reforçou o tom blueseiro.

Para a execução da cover de Jorge Ben Jor, Minha Menina, carro-chefe do disco MTV Apresenta (2006), pelo qual ficou famosa além do Sul do País, a Relespublica recebeu reforço das guitarras de Alberto Rodriguez e Paulo Teixeira, ambos músicos do Blindagem, dinossauro da cena curitibana que também tocou no Guaírão. O músico Rubem Cabrera, que costuma reforçar o trio durante os shows, colaborou também nos violões e no teclado.

O público curitibano fez jus à fama de comportado, clima potencializada pelo fato de o show ser sentado: todos sabiam as letras de cor, mas só se animaram a levantar quando o vocalista pediu, já no fim do show.

Abençoado pelo público local, Elias, Moon e Bastos levaram seu visual mod para o Nordeste - com duas noites em um bar em Salvador.

Com a experiência do período pós-MTV Apresenta - em que rodaram o País em festivais - têm shows marcados em dezembro no interior do Paraná e em Registro, em São Paulo.

Além da divulgação do novo trabalho, o trio costuma acompanhar Nasi, ex-vocalista do Ira!, em apresentações esporádicas.

A repórter viajou a convite da produção do show.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;