Esportes Titulo Fórmula 1
Mark Webber leva a melhor no GP Brasil
Fabricio Presilli
Especial para o Diário
28/11/2011 | 08:40
Compartilhar notícia
Da AE


O australiano Mark Webber, da Red Bull, garantiu a única vitória em 2011 no 19º e último GP da temporada, ontem, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O piloto da Red Bull se aproveitou de suposto problema de câmbio do companheiro de equipe, Sebastian Vettel, e herdou a primeira colocação na 30ª volta para não perder mais.

Jenson Button, da McLaren, terminou em terceiro, depois de longo duelo com Fernando Alonso e assegurou o vice-campeonato mundial. Durante a prova, o espanhol da Ferrari chegou a tomar o terceiro posto depois de superar o inglês em bela manobra no Laranjinha, no início da prova, mas perdeu a colocação nas voltas finais, na Reta Oposta, quando as McLaren andavam em ritmo bem superior às Ferrari.

Alonso acabou em quarto na prova, enquanto Felipe Massa foi o quinto, finalizando 2011 sem chegar ao pódio em nenhuma das 19 provas.

A Mercedes e a Force India mostraram força colocando Adrian Sutil, Nico Rosberg e Paul Di Resta na zona de pontuação. Os três pilotos usaram propulsores da fábrica alemã em 2011. O japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, voltou a ter bom desempenho no Brasil e foi o nono. O último a pontuar foi o russo Vitaly Petrov, que terminou com o décimo lugar com a Renault-Lotus.

Lewis Hamilton teve problema no carro durante a prova. Ao duelar com Felipe Massa na metade da corrida, o inglês da McLaren encostou com falha na caixa de câmbio e foi um dos quatro pilotos a não completar a corrida em Interlagos.

Rubens Barrichello, da Williams, perdeu oito posições na largada e terminou somente em 14º. Bruno Senna, da Renault-Lotus, chegou a protagonizar forte disputa com Michael Schumacher, da Mercedes, pela nona posição (leia quadro ao lado), mas foi punido e acabou em 17º.

Brasileiro é punido por toque em Michael Schumacher

Bruno Senna recebeu punição durante o Grande Prêmio do Brasil por toque em disputa por posição com Michael Schumacher.

O brasileiro da Lotus Renault defendia o nono lugar contra o heptacampeão na reta principal, onde os dois entraram lado a lado. Schumacher tentou a ultrapassagem por fora e eles se tocaram duas vezes: primeiro, no ponto de freada e, depois, na saída, quando a asa dianteira de Bruno pegou no pneu traseiro esquerdo de Michael, que furou.

Os comissários consideraram Senna culpado e aplicaram a ele drive through. Bruno também sofreu danos no aerofólio e teve de trocar a peça. Schumacher foi obrigado a procurar os boxes para colocar pneus novos. (Das Agências)

Piquet emociona Interlagos em homenagem com Brabham

Nelson Piquet emocionou o público que compareceu a Interlagos ontem. Ele foi à pista com o Brabham-Ford, modelo com o qual faturou seu primeiro título mundial. Com bandeira do Vasco, o brasileiro saiu de pernas bambas depois de pilotar o BT49C. "Este foi um dos carros mais perfeitos que eu guiei. Tinha só 500 cavalos e pressão aerodinâmica enorme. Andei devagarinho, mas só de andar essas voltas, já deu canseira enorme", admitiu.

Durante a preparação para a homenagem, Nelson reencontrou parte do staff que formou uma das parcerias mais bem sucedidas da história da F-1: Charlie Whiting, que hoje é diretor de provas da categoria, e Herbie Blash, braço direito de Bernie Eccletone na FOM. Bernie, aliás, era o dono da equipe quando Nelson competiu na Brabham, entre 1978 e 1985.

"O Charlie foi meu mecânico por sete anos. O Herbie era o chefe da equipe, só faltou aqui o projetista, o Gordon Murray. Tivemos boa sensação ao lado deste carro", celebrou o tricampeão. (Das Agências)

Bicampeão, Emerson Fittipaldi elogia Senna e Barrichello

Emerson Fittipaldi tem dois títulos mundiais de Fórmula 1, conquistados em 1972 e 1974, e muita experiência no automobilismo. Ele fez diversos elogios aos compatriotas Rubens Barrichello, da Williams, e Bruno Senna, da Renault-Lotus, durante o GP do Brasil.

O primeiro está com o futuro incerto na categoria, enquanto o jovem da Renault inicia a carreira. "Se o Rubens quiser continuar e conseguir um equipamento bom, se ele estiver motivado, ele tem físico e condição para prosseguir. Tem muita experiência e muito talento", disse o bicampeão.

Emerson aprovou o desempenho de Senna em Interlagos durante o fim de semana. "O Bruno está em condição muito boa com a Lotus, ele entregou resultados excelentes, surpreendeu todo mundo ontem (sábado)", acrescentou.

Homenageado ontem pelo aniversário do primeiro de seus três títulos mundiais (ver quadro acima), Piquet também recebeu elogios de Fittipaldi. "É espetacular. Fui lá dar um abraço nele depois porque ele merece, está muito emocionado", confirmou.

Por fim, o bicampeão mundial elogiou um alemão que acabou de empatar com ele em número de títulos: Sebastian Vettel. "Sem dúvida ele é brilhante, espetacular. Surpreendeu todo mundo, surpreendeu mais uma vez neste ano", finalizou.(Das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;