Memória Titulo
Na emancipação, surge o São Bernardo ‘do Campo’

Neste 30 de novembro, em 1944, o Distrito de São Bernardo recuperava a autonomia

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/11/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Neste 30 de novembro, em 1944, o Distrito de São Bernardo recuperava a autonomia. Separava-se de Santo André. Ganhava o apêndice "do Campo" no nome, para diferenciar do antigo Município de São Bernardo (1889 - 1938) - é preciso lembrar que, a partir de 1939, o primitivo São Bernardo passava a se chamar Santo André. Confuso? Pois foi o que ocorreu.

Naquele tempo, vigorava uma tal de lei quinquenal: a cada cinco anos eram criados os novos municípios e distritos paulistas. Foi o que ocorreu com São Bernardo "do Campo" e vários outros municípios, entre os quais Franco da Rocha, Registro, Miracatu, Sales de Oliveira e Cosmópolis.

No caso da nossa região, o futuro Grande ABC, em 30 de novembro de 1944, passava a ter dois municípios: Santo André e São Bernardo. Demoraria uns anos mais para se chegar aos atuais sete municípios: o ABC de Santo André, São Bernardo "do Campo" e São Caetano "do Sul"; e o Grande ABC, completado por Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

No caso de São Bernardo, o símbolo autonomista está na Praça Lauro Gomes. É o busto do líder da emancipação: Wallace Cochrane Simonsen.

Para marcar a data, Memória publica as duas fotos de hoje, a nós encaminhadas pelo são-bernardense Fulvio Bechelli, batateiro como os demais missivistas com os quais trocou mensagens eletrônicas antes de nos encaminhar as fotos: Didi Bellinghausen, Dino Guazzelli e Gilberto Morassi. A todos, um grande abraço.

COMENTÁRIO (sobre o cavalinho de brinquedo da foto) - Meu tio Artidoro Finco, morador do bairro dos Finco nos anos 1950, tinha um cavalo em tamanho natural moldado com estopa ou fibra de côco, muito adesivo e coberto com película de plástico e pintado, possivelmente à mão. O cavalo sumiu quando da mudança da família Finco para o Centro da Vila de São Bernardo. (Fulvio Bechelli)

Crônica da VilaDepoimento: Hermínio CostaQuando a gente reorganizou o Serviço Aero Terrestre de Salvamento, toda essa área da Serra a gente conhecia. A represa também. Então a gente sabia que as coisas estavam erradas, e que a gente tinha que fazer alguma coisa. Com nossa experiência, entramos com os dois pés. Nascia o MDV - Movimento em Defesa da Vida.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 29 de novembro de 1981

Cultura - Pinacoteca de São Bernardo, ano 1. Artigo de Enock Sacramento. 

Arte - Mario Lago, 70 anos: dando graças à vida.

Música - Guilherme Arantes faz o show Deixa chover na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo.

Reportagem social - Cid Flaquer Scartezzini, ministro do Tribunal Federal de Recursos, homenageado na Mansão França; Movimentada a Festa do Havaí, no Clube de Engenharia do ABC; Associação dos Funcionários Públicos de Diadema em tempo de Baile da Saudade.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo do jornalista Fausto Polesi, editor-chefe e diretor de Redação do Diário) - A luta que sou levado a enfrentar por causa da tecnologia moderna.

Crônica 2 (Guido Fidelis) - O jovem que gostava de ler e os conselhos para escolher o futuro.Ciência e Tecnologia (Diógenes Silva) - Lixo biodegradante.

EM 30 DE NOVEMBRO DE...

1911 - Nascimento de Antonio Manieri, jornalista e escritor que construiu história profissional e política no Grande ABC, a partir da sua Utinga.

1966 - Câmara Municipal de São Bernardo homenageia o médico Gabriel Nicolau, um dos seus líderes autonomistas.

HOJE 

Dia Mundial contra Pena de Morte, Dia do Estatuto da Terra, Dia da Reforma Agrária, Dia do Teólogo e Dia do Síndico.

SANTOS DO DIA 

André, José Marchand, Justina, Maura e Troiano.Santo André. Um dos 12 apóstolos de Cristo. O primeiro a ser discípulo de Jesus.Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.com.br .

Trabalhadores

Nascem em 30 de novembro:

1926 - Mario Parezani, de São Paulo. Operário da Rhodia Química. Residia na Avenida Dom Bosco, em Vila Lucinda.1933 - Raymundo Olegário Feitosa, de Pernambuco. Operador da Indústria Brasileira de Pigmentos. Residia à Rua da Saudade, 590.Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS 

Cinco municípios emancipados junto com São Bernardo celebram o seu aniversário hoje: Franco da Rocha, Registro, Miracatu, Sales de Oliveira e Cosmópolis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;