Setecidades Titulo São Bernardo
Rede da Sabesp rompe e inunda bairro
Por Alexandre Calisto
Especial para o Diário
21/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Rompimento de rede de água na madrugada de ontem provocou o alagamento de cerca de dez casas na Vila do Tanque, em São Bernardo. Moradores da Rua Eça de Queiroz chegaram a perder móveis, eletrodomésticos e alimentos. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) não informou o que teria provocado o acidente.

Outros 40 imóveis foram atingidos pela enxurrada, mas registraram prejuízos menores, como sujeira.

Apesar de a rede ter se rompido durante a madrugada, o vazamento persistiu durante toda a tarde. Às 15h, a equipe do Diário esteve no local e constatou que a água continuava a escorrer pelas paredes dos imóveis. Em algumas casas, o líquido esguichava pelas paredes e tomadas.

Um dos moradores, o pintor Paulo Silva, 53 anos, queixa-se de que a Sabesp demorou para prestar o atendimento inicial. Ele diz ter comunicado a companhia por volta das 7h, mas que os técnicos só chegaram duas horas depois. “E mesmo assim, não fizeram nada de manhã. Só abriram buraco onde disseram que estava o problema”, conta.

Indagado sobre a demora na execução do conserto, o técnico Eduardo Rodrigues, a serviço da Sabesp, afirmou que aguardava a chegada de profissionais do setor de manobras. A equipe é responsável por liberar ou interromper o abastecimento. O técnico informou que esperava também pela chegada da bomba de sucção para a retirada da água do buraco escavado.

O vazamento pegou de surpresa a ajudante de limpeza Sandra Regina Duarte, 42, que trabalha de madrugada. “Eu cheguei em casa por volta das 7h e encontrei tudo inundado. Perdi móveis e a geladeira da minha filha queimou”, relata.

Indignado, um dos moradores chegou a incendiar móveis e colchões recém-comprados, que ficaram completamente danificados pela enxurrada.

A infiltração nas paredes fez crescer entre os moradores o temor de que a estrutura dos imóveis pudesse ter sido comprometida. Funcionários da Defesa Civil estiveram no local, mas nenhuma casa precisou ser interditada.

A Prefeitura de São Bernardo informou que a “situação é de competência da Sabesp e que não foi constatado, pela Defesa Civil, nenhum risco a estrutura das residências durante vistoria realizada no final da manhã de hoje (ontem)”.

Os moradores da Vila do Tanque ficaram sem água durante todo o dia até que os reparos fossem finalizados.

PREJUÍZOS

Famílias que perderam seus pertences na enxurrada exigem que a Sabesp pague pelos itens danificados. A companhia informou que vai arcar com os prejuízos.

Companhia prometeu ressarcir prejuízos

A Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) confirmou o rompimento de rede de água com aproximadamente 75 milímetros de diâmetro na Vila do Tanque, em São Bernardo.

Segundo a companhia, equipes trabalharam no local desde a manhã de ontem com todos os equipamentos operacionais necessários, como retroescavadeira e bombas de sucção, em busca do vazamento até então não visível. Localizado no fim da tarde, o conserto começou a ser feito no início da noite. Para a realização dos trabalhos, a Sabesp lembrou aos moradores que foi preciso interromper o abastecimento na região.

A Sabesp informou também que visitará a área atingida hoje para realizar a limpeza dos imóveis. A companhia disse lamentar o ocorrido e prometeu que irá ressarcir todos os moradores que tiveram móveis e eletrodomésticos danificados pelo vazamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;