Cultura & Lazer Titulo Artes visuais
Arte que inspira a criação

Artista plástico Dener de Souza, de Mauá, apresenta mostra ‘Do Verbo Se Fez Arte’

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
23/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Dener de Souza mergulhou fundo em suas inspirações artísticas, naqueles que o ensinaram e o formaram como ser humano de alguma forma. 

É a partir dessa base que o artista plástico de Mauá apresenta a partir de hoje a exposição Do Verbo Se Fez Arte, que pode ser visitada até dia 20 de dezembro, na Bilbioteca Municipal Edson Bueno de Camargo, em Mauá. A entrada é gratuita. Depois de Mauá, o artista pretende rodar as outras cidades da região com a mostra.

A exposição é ilustrada por sete quadros inéditos que promovem a união entre literatura, música e artes plásticas, e tem como referência escritores e também compositores.

A escolha por retratar estes personagens se deu por meio da influência de suas obras em Souza. “Essas produções me tocaram de diferentes formas”, afirma o artista plástico. Um dos escritores retratados é Edson Bueno de Camargo (1962-2014), de Mauá. “Ele é um poeta daqui. Tivemos um grande contato, mas ele faleceu prematuramente, de enfarto. Como estou homenageando poetas, escolhi ele”, conta.

Dener de Souza retrata também alguns artistas negros, para mostrar as raízes negadas através dos tempos. “Tem Machado de Assis (1839-1908), Cruz e Sousa (1861-1898), Augusto dos Anjos (1884-1914), e o músico Cartola (1908-1980)”, adianta ele. Essa exposição é resultado de seis meses de trabalho sem parar, entre pesquisas, produção.

O ponto de partida para a execução das peças aconteceu a partir de um estudo onde ele busca suportes variados para suas obras. “Em uma reflexão busquei retratar escritores e compositores que me influenciaram, onde utilizei as páginas dos livros e encartes de discos como suporte da minha pintura, fazendo uma fusão entre a personagem retratada e uma parte de suas produções”, explica o artista.

As técnicas escolhidas foram colagem (utilização de páginas dos livros e encartes de discos) e aerografia para pintura. As obras contam contém em suas etiquetas com um QR code para que o público, com seus dispositivos digitais, possa acessar um site específico da exposição para conhecer um pouco mais das personagens retratadas.

Do Verbo Se Fez Arte – Exposição. Na Biblioteca Municipal Edson Bueno Camargo – Rua América do Norte, 17, em Mauá. De hoje ao dia 20 de dezembro. Entrada grátis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;