Memória Titulo Memória
Escolha um cinema: Carlos Gomes, Caruso, Central?

O anúncio ajuda na compreensão, citando três cinemas: Carlos Gomes (em Santo André), Central (em São Caetano) e Caruso (na Vila, de São Bernardo). Deu para entender? Então, escolha um filme e o assista na história do tempo.

Por Ademir Medici
24/07/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


Esta exposição sobre o cinema em São Bernardo permite várias leituras. O professor Jorge Jacobine Scopel, da Seção de Pesquisa de Documentação da Prefeitura, reuniu fotos, anúncios e organizou o gráfico que vai hoje publicado aqui em Memória. Cada imagem, uma leitura.

No anúncio, publicado em 1928 pela “Folha do Povo”, observa-se a presença do Teatro Carlos Gomes em São Bernardo. São Bernardo? Pois é.

Desde 1910 o atual Santo André recuperara seu nome, mas como distrito de São Bernardo. O Município era mesmo “São Bernardo”. Daí o Corinthians de São Bernardo, o Primeiro de Maio de São Bernardo, o Carlos Gomes de São Bernardo, a Estação de São Bernardo... E era tudo Santo André.

Aos novos pesquisadores fica sempre a dificuldade de entendimento. Mas é bem isso: Distrito de Santo André, no Município de São Bernardo.

O anúncio ajuda na compreensão, citando três cinemas: Carlos Gomes (em Santo André), Central (em São Caetano) e Caruso (na Vila, de São Bernardo). Deu para entender? Então, escolha um filme e o assista na história do tempo.

No escurinho...
Texto: Jorge Jacobine Scopel

O gráfico ilustra o contraste entre a época áurea das salas de cinema em São Bernardo e o ano de 2010.
No auge, a cidade chegou a oferecer 3.200 cadeiras, em três cinemas: Anchieta, São Bernardo, ambos na Rua Marechal Deodoro, e Boreal, em Rudge Ramos. A população chegava a 30 mil habitantes.

Em 2010, a população saltava para 750 mil moradores. Possuía apenas 2.589 assentos, em 13 salas de cinemas distribuídas entre um hipermercado e um shopping.

A razão fundamental para esta diminuição brutal do espaço ocupado pelas salas de cinema no lazer moderno está na popularização progressiva dos diversos suportes para exibição doméstica de filmes: televisão, depois videocassete, TV a cabo, DVD e Internet (Streaming).

As atuais salas de cinema surgiram nos shopping centers, oferecendo excelentes condições técnicas de exibição, além de conforto e segurança, elementos que os cinemas de rua – diretamente afetados pelos problemas gerados pelo crescimento desordenado da cidade – há muito tempo já não podiam oferecer.
Exposição: As salas de cinema e a chegada da vida moderna na

São Bernardo do Século 20
Realização: Seção de Pesquisa de Documentação, PMSBC
Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1325, São Bernardo
Visitação: até 25 de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Entrada grátis

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 24 de julho de 1987 – ano 30, edição 6502
MANCHETE – Renegociação da divida começa
com divergência.
GRANDE ABC – Municípios obtêm verba emergencial, menos São Caetano. Reportagem: Denise Caboclo.
TRABALHO & CAPITAL – Mário Amato, presidente da Fiesp, e Jair Meneguelli, presidente da CUT, iniciam busca de acordo e pacto como alternativas para crise.
MÚSICA – Som sertanejo, atração no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.
POLÍCIA – Impedida fuga de presos na Cadeia de
Santo André.

Em 24 de julho de...
1907 – Igreja Adventista inaugura a Casa Publicadora Brasileira no então Bairro da Estação, hoje Santo André.
1917 – Ao mesmo tempo em que a vida começa a voltar à normalidade em São Paulo, com o fim da greve geral, é anunciada nova greve geral, agora no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, industriais reconhecem que o operariado se acha em condições de vida dificílimas, pelo alto custo
dos alimentos.
As empresas maiores organizam cooperativas de consumo destinadas a aliviar os encargos materiais dos operários.
A guerra. Do noticiário do Estadão: os alemães ocupam Tarnopol, na Ucrânia.

Hoje
Dia da Iluminação Elétrica no Brasil.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 24 de julho:
No Piauí, Angical do Piauí
Em Minas Gerais, Frei Gaspar
No Amazonas, Itapiranga
Em São Paulo, Itatinga Fonte: IBGE

Santos do dia
Luisa de Sabóia (na estampa). Viúva, religiosa da Segunda Ordem (1462-1503). Aprovou seu culto Gregório XVI no dia 12 de agosto de 1839.
Bem-Aventurado Antonio Turriani. Nasceu em Milão e viveu no século XV. Formou-se em Medicina e cirurgia. Ordenou-se sacerdote pela ordem dos eremitas. Em peregrinação, atendia e
curava doentes, pregando a paz.
Niceta Santa di Licia
Charbel Makhlouf
Ursino
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;