Turismo Titulo Barretos
Seguuuura peão
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
20/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com o mundo dos caubóis em alta nas novelas da Rede Globo - desta vez, no horário das seis, em Paraíso -, a 54ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos promete sagrar-se novamente como o maior evento do gênero na América Latina. Nem o temor da gripe suína parece segurar os peões. A expectativa é de que 800 mil pessoas aportem na cidade durante os 11 dias de festa. A maratona de atrações começa hoje, com o início das competições de montaria em touros na arena e show de Latino na sequência, e encerra no dia 30, com a final da Copa do Mundo de Rodeio.

Destaque para a eclética agenda de shows, que inclui desde as tradicionais duplas sertanejas - a exemplo de Vitor & Léo, Chitãozinho & Xororó e Rio Negro & Solimões - até Banda Eva, Padre Fábio de Melo, Daniel, Cavaleiros do Forró, Alexandre Pires e o rei Roberto Carlos. No total, serão cerca de 100 shows divididos em cinco palcos.

Um dos momentos mais esperados é a inédita apresentação Quatro Corações e uma História, que reunirá pela primeira vez as vozes de Zezé di Camargo & Luciano e Edson & Hudson, amanhã, no palco do Estádio. "Além de músicos, existe uma amizade que deixará o evento ainda mais harmonioso. Faremos uma configuração dos dois cenários para apresentar um show grandioso e que possa marcar também a última apresentação da dupla no rodeio de Barretos", disse Edson.

A novidade do rodeio, por sua vez, fica a cargo da Copa do Mundo de Montarias em Touro, que acontecerá pela primeira vez no País reunindo as seleções do Brasil, Estados Unidos, Canadá, México e Austrália, nos dias 28 a 30.

E os números comprovam a grandiosidade da festa, que neste ano deverá somar R$ 15 milhões em investimentos, além de registrar 45 mil carros estacionados, 80 mil visitas de crianças ao Rancho do Peãozinho, 150 expositores, 55 mil refeições servidas, 7.500 pessoas acampando e cerca de 700 pousos e decolagens no heliponto da região. Como dizem os locutores de rodeio, segura peão!

GRIPE - Para que a gripe suína não estrague a festa, organizadores e autoridades realizarão diversas ações para prevenir a disseminação do vírus da Influenza A (H1N1) e tratar eventuais casos de suspeita da doença. O pacote de medidas prevê a distribuição de folhetos informativos, instalação de displays com álcool em gel para ser utilizado pelos visitantes e mensagens de vídeo nos telões com dicas de prevenção.

Já para os casos suspeitos, a prefeitura manterá um posto de atendimento 24 horas no bairro Marília, próximo ao Parque do Peão, com seis consultórios, além da Santa Casa de Misericórdia, que passou a ser referência no tratamento da doença com a aquisição de kits de medicação para combater o H1N1 fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde. Até agora, Barretos não registrou nenhum caso de gripe suína.

E para evitar que o clima de paquera do rodeio favoreça a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deverá comparecer ao evento sábado para o lançamento nacional da Campanha DST.

SERVIÇO - Como chegar - Barretos fica ao Norte do Estado de São Paulo. Para chegar lá, o motorista que parte da Capital deve acessar a Rodovia Anhanguera (SP-330) no sentido Interior e, logo após o pedágio de Limeira, no Km 153, seguir pela Washington Luiz (SP-310), na direção de Rio Claro, São Carlos, Araraquara e Matão. Na altura do Km 292 (Saída 292), pegar a Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) até Barretos. O Parque do Peão está localizado no Km 428 da via.

Informações na Internet - www.barretos2009.com.br e www.independentes.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;