Política Titulo
Lula diz que Estados e prefeituras estão quebrados
06/08/2003 | 00:13
Compartilhar notícia


Sob forte pressão dos movimentos sociais e cobranças por mudanças na política econômica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na terça-feira, a uma platéia de 96 prefeitos, 20 vice-prefeitos e quatro governadores do PT, no Palácio do Planalto, que o governo está no rumo certo. Ele admitiu, porém, que "Estados e prefeituras estão quebrados". E para Lula, a culpa é do governo anterior. "Estão falidos porque nos últimos anos o governo preferiu empobrecer os municípios e os Estados para que prefeitos e governadores não saíssem do gabinete dos ministros pedindo ajuda", discursou o presidente.

Depois de reclamar dos prefeitos que estão protestando pelo país, o presidente lembrou que eles poderiam ter feito isso há um tempo atrás, dando mais uma alfinetada no governo anterior. "A verdade nua e crua é que muita gente poderia ter gritado um tempo atrás, poderia ter contribuído para isso não acontecer e ficaram quietos."

Na platéia estavam os governadores Welington Dias (PI), Zeca do PT (MS), Jorge Viana (AC) e Flamarion Portela (RR). Lula aproveitou esse público qualificado para defender a necessidade de o Congresso aprovar as reformas, o mais rápido possível, e assegurar que o país voltará a crescer. "Nós sabemos que ainda estamos longe de construir o Brasil dos sonhos de cada um, mas não tenho nenhuma dúvida de que estamos no caminho certo", afirmou.

Apesar das pressões da última semana e do dia tenso no Congresso, o clima foi de festa. Lula recebeu muitos aplausos e houve até cenas de tietagem, com prefeitos posando para fotos ao lado do presidente. O prefeito de Piracicaba, José Machado, leu uma carta de apoio às reformas.

Em troca, o presidente fez questão de falar do seu otimismo, mas ressalvou: "Nós não temos solução para o Brasil como um passe de mágica. Não faltarão aqueles que irão jogar casca de banana para tentar atrapalhar a nossa chegada ao objetivo comum, que é fazer o Brasil crescer, gerar empregos, distribuir renda", disse, agradecendo o "gesto de solidariedade" dos petistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;