Cultura & Lazer Titulo
Um mês inteiro de música clássica
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
30/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Santo André receberá uma série de apresentações voltadas à música clássica. Começa quinta-feira o projeto Concertos Andreenses de Música Erudita, que traz diversas atividades relativas ao gênero durante todo o mês, espalhadas por diferentes pontos da cidade. Algumas atrações são pagas, mas a maioria tem entrada franca.

A programação tem início com o recital da pianista Regiane Yamauchi, acompanhada pelo violonista Fernando Travassos, às 20h, no Teatro Municipal. O público poderá conferir obras de Beethoven, César Franck e alguns clássicos da música brasileira.

Entre as atrações, destaque para a participação da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), que fará um concerto gratuito no dia 26, às 17h, no Parque Central. Apresentações com seu Quinteto de Metais, Sopros e Cordas também fazem parte da programação.

A Osesp será responsável, ainda, por ministrar oficinas musicais. A de metais ocorre no dia 27, às 14h, no Teatro Municipal. No dia 28, também às 14h, no teatro do Sesc Santo André, é a vez das aulas com os instrumentos de sopro. A oficina de cordas ocorre no mesmo dia, às 16h, mas no Teatro Municipal. Todas têm entrada franca.

Não poderia ficar de fora a Orquestra Sinfônica de Santo André. Comandada pelo maestro Carlos Moreno, tem concerto agendado para o dia 25, às 20h, no Teatro Municipal. Outra apresentação será realizada no dia seguinte, às 15h, no espaço Viradouro, em Paranapiacaba, dentro do Festival de Inverno da vila ferroviária. Ambos os concertos são gratuitos.

O Coro de Santo André também preparou espetáculo especial para a sexta-feira: o Festival de Ópera, repleto de trechos de obras famosas. "Os monitores responsáveis pelo coro são solistas de ópera profissionais. Desta vez, resolvemos privilegiar e aproveitar suas experiências", explica o maestro Roberto Ondei, responsável pelo grupo, que chamava-se Coral de Santo André. "Assim que as pessoas ouvirem esses trechos, irão perceber que ao menos uma vez em suas vidas já os escutaram. É importante que o público conheça o que está ouvindo."

O repertório conta com os trechos Coro dos Ferreiros, da ópera Il Trovatore; Brindisi, de La Traviata, e La Habanera, de Carmen, entre outras.

Por tratar-se de obras de outros países, o idioma foi um obstáculo a ser batido. Segundo Ondei, "eles (os integrantes) terão de cantar composições em italiano, alemão e francês, no qual tiveram mais dificuldades. Temos a preocupação em executar e cantar as músicas com perfeição". A apresentação é gratuita e os ingressos devem ser trocados por um agasalho com uma hora de antecedência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;