Economia Titulo
Anfavea: tarifa zero para importar aço terá efeitos em seis meses
Da Agência Brasil
04/03/2005 | 22:28
Compartilhar notícia


O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Rogélio Goldfarb, informou que a decisão de zerar as tarifas de importação de 15 produtos siderúrgicos ajudará a regular o preço do aço. A alteração na alíquota, segundo Goldfarb, surtirá efeitos em até seis meses.

A determinação do governo foi motivada pelo aumento que a Companhia Vale do Rio Doce negociou para o preço do minério de ferro (71,5%). Antes, os impostos dos 15 produtos variavam de 12% a 14%. Nos últimos três anos, lembrou Goldfarb, o preço do aço subiu 159% e o dos automóveis, 54%. No mesmo período, a inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi de 53%.

Para o presidente da Anfavea, o fim das taxas tornará vantajosa a importação de alguns tipos de aço, porque mesmo sem alíquotas os custos operacionais de logística ainda representam de 10% a 20% do valor do aço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;