Nacional Titulo
MP faz rota do tráfico de mulheres no país e no mundo
Por
29/10/2003 | 00:33
Compartilhar notícia


Existem no Brasil 241 rotas de tráfico de mulheres e meninas que são usadas para a prostituição no país e em todo o mundo. A informação foi dada pela promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, Andrea Cirineo Sacco, durante um seminário internacional na Suíça, promovido para debater o crime organizado. Segundo ela, os dados são de um estudo realizado pelo Ministério da Justiça e por organizações não governamentais.

A promotora explicou que, dessas rotas, 131 são usadas para levar mulheres do Brasil para o exterior. "Os destinos são inúmeros, mas a liderança é da Espanha", afirmou. Estima-se que 32 rotas estejam sendo usadas por traficantes para chegar ao território espanhol. A Holanda é o segundo maior destino das brasileiras e 11 rotas estão em funcionamento para aquele país.

Na Suíça, onde vivem 6 mil mulheres brasileiras, a quantidade de pessoas vítimas do tráfico cresce a cada ano. De cada três brasileiras vivendo no país, duas já são prostitutas.

Mas nem sempre as brasileiras são "exportadas" diretamente aos países europeus. Algumas rotas passam pela Venezuela e Suriname. Por isso, as cidades de Manaus e Oiapoque são usadas como "portos de exportação" pelos aliciadores. Outra cidade que acaba se tornando centro do tráfico é Cáceres (MT).

No país, o maior número de rotas identificadas está no Norte, com 76 esquemas de tráfico de mulheres. A região representa 31% de todo o tráfico que ocorre no Brasil. O Sudeste, com 35 rotas, vem em segundo lugar, seguido pelo Centro-Oeste, com 33.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;