Economia Titulo
Região metropolitana tem deflação de 0,17%
09/08/2007 | 07:10
Compartilhar notícia


A região metropolitana de São Paulo teve deflação em julho de 0,17%, de acordo com o IBGE. A queda foi decisiva para segurar o avanço do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) nacional do mês passado, que ficou em 0,24%, abaixo dos 0,28% de junho.

São Paulo pesa cerca de um terço no total da taxa nacional e a última vez que registrou deflação foi em junho de 2006 (de 0,3%). Em junho teve uma taxa positiva de 0,35%.

Além de São Paulo, só Brasília (0,06%) e Goiânia (0,19%) tiveram inflação abaixo da média nacional em julho.

Setores - A deflação paulista foi causada principalmente pelas contas de energia elétrica, que caíram 9,12%, influenciadas pela redução de 12,66% nas tarifas da Eletropaulo no início de julho. Só esse fator teve contribuição de -0,3 ponto percentual no indicador geral.

Outros segmentos também influíram: as contas de telefone fixo em São Paulo tiveram uma redução de 0,63% em julho, com a diminuição de 18,8% no valor do minuto cobrado nas chamadas interestaduais. Além disso, os artigos de vestuário caíram de preço 0,49% na maior região metropolitana do País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;