Economia Titulo
1,4 bilhão de pessoas podem ficar sem energia elétrica
Por Das Agências
21/08/2002 | 10:29
Compartilhar notícia


A Agência Internacional de Energia (AIE) advertiu nesta quarta-feira que 1,4 bilhão de pessoas no mundo não terão energia elétrica em 2030 se não for aplicada uma política radical nesse âmbito. A agência afirma que essa situação é "insustentável".

"Atualmente, 1,6 bilhão de pessoas não têm acesso à eletricidade e 2,4 bilhões delas utilizam formas primitivas de biomassa para cozinhar e aquecer-se. Na falta de novas políticas radicais, 1,4 bilhão continuarão privadas de eletricidade em 30 anos e 2,6 bilhões continuarão dependendo da biomassa", declarou Robert Priddle, diretor executivo da AIE numa entrevista à imprensa.

Durante a apresentação de um estudo sobre "energia e pobreza" nas vésperas da inauguração da Cúpula da Terra em Johannesburgo, Priddle informou que o objetivo é ajudar a entender "o vínculo entre pobreza global e utilização da energia e assim priorizar as melhores opções na hora de buscar soluções".

Segundo as conclusões do estudo, quatro pessoas de cada cinco privadas de eletricidade vivem em zonas rurais dos países do terceiro mundo e em particular na África subsaariana e no Sul e Sudeste da Ásia. Mas este fenômeno tende a mudar, já que durante os próximos trinta anos, o crescimento demográfico ocorrerá nas grandes metrópoles do terceiro mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;