Setecidades Titulo
Estado nega insulina e caso vai parar em DP
Por Thiago Krauss
Especial para o Diário
21/03/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


A falta de remédios na DIR (Direção Regional de Saúde) II, em Santo André, para o tratamento de diabetes virou caso de polícia.


Terça-feira, a mãe de uma paciente registrou B.O. (Boletim de Ocorrência) no 1º DP da cidade porque uma funcionária da unidade teria se recusado a fornecer insulina do tipo Lantus.


A dona de casa Ana Aparecida Manfrin, 56 anos, esteve na DIR II na última quinta-feira para pegar o medicamento usado pela filha, que sofre de diabetes. Voltou para casa de mãos vazias. Terça-feira, retornou à unidade.


Segundo a dona de casa, de nada adiantaram as reclamações com os funcionários. “Como recebo por meio de mandado de segurança, tinha direito. Quando a funcionária disse que o medicamento que havia no estoque era para outro paciente e se recusou a me entregar, tive de procurar a delegacia” explica.


Ana Aparecida diz que o medicamento não constava da lista de remédios que ela costuma retirar para a filha. A insulina do tipo Lantus foi inserida no relatório médico em 15 de fevereiro, quando foi definido também que a data para retirada seria em 15 de março.


A Secretaria de Saúde do Estado informou que, ao contrário do afirmado pela funcionária da DIR II, o medicamento estava em falta na unidade, mas que já foi comprado. Não há previsão de quando a distribuição será normalizada.


A medicação para o tratamento de diabetes não consta da lista de alto custo do Estado, e por isso não é distribuída gratuitamente, apesar de cara.


A única maneira de conseguir gratuitamente os medicamentos é recorrer à Justiça. Foi o caso de Ana Aparecida, que ingressou com ação judicial contra o governo do Estado. Os pacientes são amparados pela Lei 10.782/01, que prevê o fornecimento de remédios e insumos que garantam o tratamento.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;