Internacional Titulo
Sem o dinheiro, Coréia do Norte adia as negociações em Pequim
Da AFP
21/03/2007 | 11:30
Compartilhar notícia


As negociações entre seis países (Coréia do Norte, Coréia do Sul, China, EUA, Japão e Rússia) sobre o programa nuclear da Coréia do Norte foram adiadas até quinta-feira, dia 22. O principal motivo do cancelamento é que ainda não foram transferidos fundos para uma contra bancária norte-coreana na China.

A Coréia do Norte se recusou de participar em uma série de encontros na terça e quarta, pois espera da liberação de US$ 25 milhões de uma conta de um banco de Macau, tal como foi prometido.

O chefe dos negociadores americanos na crise nuclear norte-coreana, Christopher Hill, confirmou a disposição norte-coreana. "Até que completem a transferência, Pyongyang já deixou claro que não está disposta a participar de discussões profundas", acrescentou.

As autoridades de Macau afirmaram no início da semana que o dinheiro seria transferido para uma conta bancária de Pyongyang. Porém, nenhuma das partes envolvidas neste processo revelou a data da transferência.

Por isso, a Coréia do Norte afirmou que não começaria a aplicar o acordo de desarmamento assinado no dia 13 de fevereiro até obter o dinheiro de volta.

Na segunda-feira, os Estados Unidos anunciaram um acordo para desbloquear os recursos do regime comunista congelados em Macau, acabando com um importante obstáculo ao desmantelamento do programa nuclear norte-coreano.

No acordo concluído em Pequim no dia 13 de fevereiro, a Coréia do Norte se comprometeu, em um prazo de dois meses, a fechar em uma primeira etapa a usina de Yongbyon - que produz plutônio -, a aceitar a visita dos inspetores da AIEA e, em seguida, a desativar todas as instalações nucleares do país, em uma data que ainda não foi determinada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;