Setecidades Titulo
Cavalgadas festejam dia de Nossa Senhora no ABC
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
12/10/2003 | 20:30
Compartilhar notícia


Devotos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, homenagearam neste domingo a santa com cavalgadas urbanas em São Caetano e Santo André. Em São Caetano, os cavaleiros percorreram as ruas do Centro e o bairro Barcelona, e, em Santo André, ruas do Parque Guaraciaba. As comitivas reuniram juntas cerca de 300 cavaleiros e charreteiros, que desfilaram com seus animais pelo asfalto.

Os eventos atraíram participantes de outras cidades, como Guilherme Francisco Laurindo Barquete, 13 anos, que veio de Tremembé com a poney Princesa, 7 anos, para participar da 1ª Cavalgada de São Caetano. “Estou emocionado em fazer parte da procissão”, disse o garoto. O comerciante Carlos Alberto Lucas, 45 anos, da Vila Formosa, em São Paulo, levou em um carro de som a santa que o acompanha há cinco anos. “Minha fé nela aumentou depois que consegui sair vivo de um seqüestro.”

Nas calçadas ou nas janelas, pessoas acenavam para o cortejo. “Estou comovida, porque a cavalgada é uma coisa bem popular. Em 44 anos que moro em São Caetano, é a primeira vez que vejo uma manifestação tão bonita”, disse a dona de casa Edna Caetano de Oliveira, 58 anos. Ela estava perto do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Barcelona, onde a cavalgada foi encerrada ainda pela manhã, dando início à celebração da missa pelo padre Geraldo Vicente Voltolini, 68.

Perto do campo do Guaraciaba, em Santo André, a manifestação popular também foi grande. Cavaleiros de todas as idades prestigiaram a Festa dos Cavaleiros, Charreteiros e Amazonas, que está em sua 11ª edição, como foi o caso de Edson Cordeiro do Santos, 8 anos, do Jardim Guarará. “Eu me sinto importante participando da cavalgada”, disse. Ele seguia o carro dos Bombeiros em que o padre Félix Manoel dos Santos, da paróquia São Geraldo, carregava a imagem da santa.

O público também deu uma manifestação de fé à parte. A aposentada Júlia Canhoto Cruz, 67 anos, do muro do quintal de seu sobrado na avenida Valentim Magalhães, a principal do bairro, segurava a imagem de Nossa Senhora que a acompanha há 40 anos. “Todo ano eu a coloco aqui, para fazer um pedido, enquanto os cavaleiros passam. Hoje fiz uma promessa para conseguir que meus netos consigam emprego. A vida hoje não está fácil.”

O clima de festa no bairro continuará no próximo final de semana, quando o campo do Guaraciaba continuará a ser palco de provas eqüestres com cavaleiros da região e terá atrações para crianças e barracas de comidas e bebidas. No sábado, o evento começa às 18h e no domingo, às 10h. “Queremos que toda a comunidade participe”, disse o organizador do evento, Djalma Gomes de Moura, 49 anos, o Djalma Cavaleiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;