D+ Titulo
Gostinho das festas de São João
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
14/06/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


Já foi dada a largada para mais uma temporada de festas juninas. Embora o festejo seja lembrado pela variedade de guloseimas e temática caipira, o ritual vem da Europa antiga, bem antes do descobrimento do Brasil.

Os principais ingredientes das delícias das mesas juninas são à base de mandioca, amendoim, milho e coco. Canjica, pé-de-moleque, doce de abóbora, pipoca, pinhão, paçoca, cocada, entre outras gostosuras, fazem parte da festa que antigamente era comemorada durante o solstício de verão, bem no início da colheita.

Na ocasião, eram oferecidas comidas, animais e bebidas a vários deuses. E não faltam opções para molhar a boca e esquentar a alma nos dias de frio. Alguns exemplos são quentão e vinho quente, com temperos à base de frutas, gengibre, cravo e canela, que deixam um gostinho todo especial.

Para deixar a ocasião ainda mais apetitosa, a culinarista Iara Ceratti, de Santo André, preparou dois pratos típicos com gostinho da roça.

E como no Brasil as celebrações pagãs coincidiam com a festa em que a Igreja católica comemorava a data do nascimento de São João, no dia 24, aproveite o período para ainda homenagear São Pedro e Santo Antônio, tradicionais nos rituais católicos.

Maçã do Amor
(Iara Ceratti)
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 10 maçãs pequenas, selecionadas e higienizadas; 2 copos de açúcar refinado; 1 copo de água; 1/3 de colher (café) de cremor de tártaro; corante alimentício (líquido) vermelho; palitos; celofane para embalar; manteiga para untar.

Modo de preparo: Espete as maçãs nos palitos e reserve. Em uma panela, coloque e mexa o açúcar, a água e o cremor de tártaro; leve ao fogo até ponto de quebrar. Para saber o ponto de quebrar, despeje com o auxílio de uma colher um pouco do caramelo fervente em um copo com água fria. Se fizer um estalo, estará pronto. Não mexa enquanto o caramelo estiver fervendo. Coloque as gotas de corante, desligue o fogo, passe as maçãs uma a uma e coloque sobre tabuleiro untado com manteiga. Corte os excessos do caramelo e embale no celofane.

Arroz Doce com Chocolate
(Arroz Tio João)
Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Sim Freezer: Sim
Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz; 1/2 colher (sopa) de gengibre fresco ralado; 1/2 colher (chá) de canela em pó; 1/2 colher (chá) de cravo em pó; 300 g de cobertura de chocolate branco picado.
Modo de preparo: Cozinhe o arroz com 1 1/2 litro de água, o gengibre, a canela e o cravo por 20 minutos ou até que esteja macio. Junte o chocolate e misture para que derreta e incorpore ao líquido. Sirva a seguir, polvilhando sobre o arroz a mistura de canela em pó com chocolate. Para polvilhar: 1/2 colher (sopa) de canela em pó e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó.

Bombocado de Fubá com Coco
(Dona Benta)
Rendimento: 14 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Sim Freezer: Não
Ingredientes: 300 g de coco ralado; 1 xícara (chá) de leite; 400 ml de leite de coco; 3 ovos; 1 embalagem de mistura para bolo sabor fubá; 4 colheres (sopa) de açúcar; 4 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente.

Modo de preparo: Deixe o coco ralado de molho no leite por 1 hora. Escorra o coco, reserve o leite e o coco separadamente. No liquidificador, bata o leite de coco, o leite reservado e os ovos. Acrescente a mistura de bolo, o açúcar, a margarina e bata até ficar homogêneo. Passe para uma tigela e incorpore delicadamente o coco ralado. Coloque numa forma (redonda ou retangular) untada e enfarinhada. Asse em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito, este saia limpo. Dica: se preferir, utilize coco ralado fresco. Neste caso não há necessidade de hidratar antes.

Docinhos de Amendoim
(Iara Ceratti)
Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 400 g de amendoim sem pele, torrado e moído; 1 lata de leite condensado cozido (em panela de pressão por 40 minutos após pegar pressão; 1 colher (sopa) rasa de margarina sem sal.

Modo de preparo: Misture tudo muito bem e faça bolinhas, passe em amendoim moído ou coloque em uma assadeira untada com margarina, nivele bem, deixe descansar por 24 horas e corte em quadradinhos.

Bolo Pé de Moleque
(Dona Benta)
Rendimento: 14 porções
Tempo de preparo: 1h e 20 min
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: Bolo - 1 xícara (chá) de amendoim torrado, moído, sem pele e sem sal; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 embalagem de mistura para bolo sabor laranja; 150 ml de leite; 3 ovos; 2 colheres (sopa) de margarina. Recheio e cobertura - 3 xícaras (chá) de doce de leite; 300 g de pé de moleque triturado grosseiramente.

Modo de preparo: Bolo - Bata o amendoim com o açúcar no liquidificador até ficar uma farofa. Prepare a mistura de bolo, adicionando a farofa e asse por cerca de 40 minutos, utilizando a forma redonda untada e enfarinhada. Montagem - Corte o bolo formando dois discos. Passe um disco em um prato de servir e espalhe a metade do doce de leite. Polvilhe com metade do pé de moleque (150 g) e cubra com o outro disco. Espalhe o restante do doce de leite e decore com o pé de moleque.

Bolo de Milho com Paçoca
(Dona Benta)
Rendimento: 14 porções
Tempo de preparo: 1h e 10 min
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: Bolo - 1 embalagem de mistura para bolo sabor milho verde; 150 ml de leite; 3 ovos; 2 colheres (sopa) de margarina. Cobertura e recheio - 400 g de paçoca; 1 lata de leite condensado. Calda para umedecer - 1 xícara (chá) de água; 1 xícara (chá) de açúcar.

Modo de preparo: Bolo - Prepare a mistura do bolo conforme indicado na embalagem. Asse por cerca de 40 minutos, utilizando forma redonda. Cobertura e recheio - Esfarele a paçoca e separe 3 colheres (sopa) para decorar. Em uma panela, misture a paçoca com o leite condensado e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Deixe por 4 minutos. Reserve. Calda para umedecer - Misture os ingredientes, leve ao fogo e deixe até formar uma calda. Montagem - Corte o bolo ao meio formando dois discos. Passe um disco em um prato de servir e umedeça-o com metade da calda. Espalhe metade do creme de paçoca e cubra com o outro disco. Regue com o restante da calda, cubra com o creme de paçoca restante e decore com a paçoca reservada. Leve à geladeira até a hora de servir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;