Internacional Titulo
Teerã desmente ter comprado material militar de Israel
Da Agência EFE
30/08/2002 | 12:15
Compartilhar notícia


O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Hamid Reza Asefi, desmentiu que seu país seja destino de contêineres com equipamento militar israelense, localizados recentemente no porto alemão de Hamburgo.

Asefi qualificou de "absurdas" as afirmações do Ministério da Defesa de Israel que a carga, detida pelas autoridades alfandegárias de Hamburgo, teriam sido desviadas para o Irã, quando originalmente as autoridades israelenses haviam autorizado sua venda à Tailândia. Para o diplomata iraniano, esta é uma nova "operação fracassada" de Israel contra o Irã e sua firme postura contra a "política expansionista sionista".

"A República Islâmica do Irã nunca teve relação com o regime sionista e a persistência israelense em montar fatos propagandísticos, como o recente falso envio de armas ao Irã, demonstra que tomam por tola a opinião pública mundial", acrescentou Asefi.

O ex-presidente e atual chefe do influente Conselho de Determinação iraniana, Hashemi Rafsanjani, disse hoje que a operação foi uma "montagem sensacionalista dos inimigos da Revolução Islâmica do Irã".

"Esta montagem nos mostra que nossos inimigos não descansam e que só estão velando suas armas", acrescentou Rafsanjani.

Na quarta-feira, o Ministério da Defesa de Israel informou que uma carga de material bélico procedente daquele país, inicialmente autorizado a ser vendido para a Tailândia, foi detido pelas autoridades alfandegárias do porto alemão de Hamburgo já que, supostamente, o destino da carga tinha sido desviado para o Irã.

Nesta sexta, segundo a agência oficial de notícias iraniana, IRNA, as autoridades alfandegárias alemãs informaram que os contêineres com o material bélico "serão embarcados em um cargueiro de volta a Israel em breve".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;