Cultura & Lazer Titulo
Woody Allen retorna ao suspense
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
30/04/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


O diretor norte-americano Woody Allen segue firme em seu período de produção cinematográfica fora dos domínios de Manhattan. Em O Sonho de Cassandra, que estréia nesta quarta-feira apenas em São Paulo, o cineasta ‘neurótico’ apresenta seu terceiro título feito no Velho Mundo desde 2005, quando filmou em Londres o suspense Match Point - Ponto Final.

No ano seguinte, também em Londres, rodou Scoop - O Grande Furo, agora uma comédia nos moldes do que ele costumava produzir em solo nova-iorquino. Em comum nos dois filmes, a jovem e loura Scarlett Johansson, que no primeiro Allen utilizou como musa e, no segundo, a transformou numa espécie de alter ego, graças a um figurino que incluía óculos de aros pesados.

Neste terceiro filme rodado na Inglaterra, Allen volta ao thriller, gênero que também conduz com maestria, testando os nervos do público. Desta vez, porém, colocou a musa em stand-by (Scarlett está em Vicky Cristina Barcelona, rodado na Espanha e finalizado este ano).

Recrutou dois exemplares distintos do Reino Unido para dividir a cena. O problemático Colin Farrell e o (outrora) cult Ewan McGregor fazem irmãos tão diferentes na essência quanto na aparência, mas, que de uma forma ou de outra, se dão muito bem. Um sério problema financeiro vai colocar a união à prova.

Farrell, irlandês, é Terry, um tipo modesto que se contenta com o emprego em uma oficina mecânica e com o casamento morno. O escocês McGregor é Ian, que, apesar de ser apenas o administrador do restaurante do pai, se faz passar por milionário para conquistar atriz.

O único desvio aparente de conduta de Terry é ser viciado em jogo e é justamente esta falha que colocará os irmãos em saia justíssima. Depois de perder uma jogada, o mecânico fica devendo uma fortuna. Pede ajuda ao irmão, mas a saída só se apresenta quando tio Howard (Tom Wilkinson), o ricaço da família, aparece na cidade.

‘Titio’ confessa que suas contas não são lá muito honestas e que sua fortuna tem sido alvo de investigação. A par da angústia dos irmãos, Howard faz uma proposta: se eles derem fim a um antigo parceiro de negócios que parece ser a principal testemunha sobre suas sonegações.

No caminho, traições e reviravoltas fazem com que Terry e Ian transformem-se em inimigos.

Depois de Sonho, Vicky Cristina Barcelona será o próximo a estrear. No elenco, além de Scarlett Johansson,) estão os locais Penelope Cruz e Javier Bardem, entre outros. No Brasil, o filme só deve chegar em 2009.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;