Economia Titulo
Zêlo e prudência ajudam na hora de se aposentar
Marcelo de Paula
Especial para o Diário
16/08/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


O segurado que pretende se aposentar precisa tomar alguns cuidados para não ter seu pedido negado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Entre esses cuidados estão tirar cópia autenticada de registros e documentos e mantê-los guardados juntos, num lugar seguro.

O INSS disponibiliza em seu site na internet, informações detalhadas sobre como proceder para se aposentar, lista de documentos necessários e os motivos que podem travar o processo para concessão do benefício.

Segundo a assessoria de imprensa do INSS, entre as situações mais comuns está a apresentação de carteira de trabalho danificada ou com o registro borrado., além de falta de documentação ou de comprovação de exercício de atividade especial.

Preparação - O advogado tributarista e membro da Comissão de Seguridade Social da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Sérgio Bueno, acredita que deveria haver uma disseminação pedagógica sobre o sistema previdenciário nacional.

“As escolas deviam dar informações aos alunos, pois um garoto de 16 anos que começa a trabalhar, não tem noção da importância da carteira profissional. só percebe que deveria ter zelado pelo documento quando não há mais como recuperar informações”, afirma.

Bueno sugere que o trabalhador guarde tudo num envelope e também tire cópias autenticadas dos documentos.

“O INSS trabalha com milhares de pessoas e extravios podem ocorrer. Se houver cópia, o problema estará resolvido.”

Outra dica é não esperar o dia de se aposentar para acertar pendências como, por exemplo, ir atrás daquela empresa cujo registro ficou borrado porque a carteira caiu na água. Muitas empresas fecham e recuperar o registro fica mais difícil com o passar dos anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;