Internacional Titulo
Atentados matam pelo menos 43 pessoas no Iraque
Da AFP
06/08/2007 | 10:37
Compartilhar notícia


Três atentados executados nesta segunda-feira no Iraque provocaram a morte de pelo menos 43 pessoas e deixaram mais de 50 feridos, informaram fontes oficiais.

No ataque mais grave, 28 pessoas morreram quando um caminhão-bomba foi detonado em Al-Guba, uma área de maioria xiita do norte do país, informou o general Abdel Karim Jalaf al-Juburi, porta-voz da polícia na província de Nínive, que fica perto da fronteira com a Síria. Outras 50 pessoas ficaram feridas.

Estes tipo de ataque já se tornou comum nesta região do país, desde que os radicais fugiram para as zonas rurais, em uma tentativa de se afastar dos soldados americanos e das forças de segurança iraquianas que atuam nas grandes cidades do país.

Na capital Bagdá, a explosão de uma bomba na passagem de um microônibus matou nove pessoas. O ataque aconteceu às 7h30 locais, no momento em que os passageiros subiam no veículo em um ponto no bairro de Diyala, subúrbio da zona sul da cidade. Os estilhaços atingiram várias pessoas. Segundo o hospital Al-Zafaraniyah, além dos mortos houve oito feridos com graves queimaduras.
 
Em outro ataque mais seis civis morreram e 17 ficaram feridos em Dhuluiyah, território sunita,  onde obuses foram lançados contra várias casas, segundo a polícia local.

A brutal guerra sectária no Iraque e os ataques dos insurgentes matam e mutilam diariamente a população iraquiana. Os Estados Unidos apontam as milícias xiitas e o braço local da Al Qaeda, como responsáveis por grande parte da violência.

Hoje, as tropas americanas anunciaram que mataram 11 rebeldes e prenderam 10 suspeitos em operações na região do vale do rio Tigre, ao norte de Bagdá.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;