Esportes Titulo
Brasil tem grande chance de voltar à elite na Davis
Por Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
12/04/2007 | 07:10
Compartilhar notícia


O resultado poderia ser muito pior, mas o Brasil até que se deu bem no sorteio para o playoff do Grupo Mundial da Copa Davis, realizado quarta-feira. A equipe desejava jogar em casa, porém terá de atuar como visitante contra a Áustria, no duelo que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de setembro. O país poderia ter esbarrado com potências do tênis mundial como a Austrália de Lleyton Hewitt, a Croácia de Ljubicic, ou o Chile de Fernando Gonzalez. Esta será outra oportunidade para o Brasil voltar à elite mundial em 2008. Embora atuem fora de casa e longe do saibro, os brasileiros não terão uma missão tão assustadora. “Tinha equipes muito mais complicadas para se jogar fora”, admitiu Gustavo Kuerten.

A Áustria está longe de ser uma potência do tênis, conta com quatro jogadores entre os cem primeiros colocados do ranking da ATP: Jurgen Melzer, número 28, Stefan Koubek, 69, Alexander Peya, 93, e Werner Eschaver, 94. Mas o quarto jogador da equipe costuma ser o duplista Julian Knowle, que forma com Melzer uma das 20 melhores duplas do planeta. No último confronto da Davis entre Brasil e Áustria, em 1996, no Hotel Transamérica, em São Paulo, numa quadra aberta de carpete colocada em cima do cimento, o clima estava bastante hostil, com a torcida usando até espelhos para refletir o sol no rosto dos austríacos. A imagem de um torcedor sem camisa xingando Thomas Muster, o astro da Áustria na época, virou destaque na imprensa mundial. Muster, inclusive, abandonou aquele confronto, irritado com o clima hostil que encontrou em São Paulo. E a equipe brasileira acabou levando a melhor, vencendo a Áustria naquela ocasião. Dessa vez, os personagens serão outros, mas os austríacos terão a chance de revanche por jogarem em casa.

Nos outros jogos do playoff da Davis, a Austrália viaja para enfrentar a Sérvia, a Bielo-Rússia vai ao Peru, o Chile jogará em Israel, a Croácia estará na Inglaterra,

a República Checa recebe a Suíça, a Romênia segue para o Japão e a Eslováquia joga em casa com a Coréia do Sul. Na mesma data, de 21 a 23 de setembro, serão jogadas as semifinais do Grupo Mundial da Davis. A Rússia receberá a Alemanha, enquanto os Estados Unidos viajam para jogar na Suécia.

Livro - Rafael Nadal tem só 20 anos, mas sua história já foi eternizada em um livro chamado “Rafael Nadal – Crônica de um Fenômeno” –, escrito pelos jornalistas espanhóis Jaume Puyol-Galceran e Manel Serras. A publicação foi lançada quarta-feira na Espanha, mas, antes, o número dois do mundo derrotou o argentino David Nalbadian em um torneio exibição no país em dois sets (7/6 e 6/2).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;