Setecidades Titulo
Pesquisa é fundamental para escrever redação
João Guimarães
Especial para o Diário
05/08/2007 | 07:31
Compartilhar notícia


Desenvolver uma redação necessita de um ponto de partida muitas vezes esquecido pela maioria dos estudantes: pesquisa. Confiar apenas na criatividade ao escrever é um erro. Por mais criativo que seja o aluno, é impossível desenvolver um tema sobre o qual não se tem conhecimento.

Uma boa investigação pede algumas regras. De acordo com a professora de redação da Universidade Imes Monica Caprino, toda pesquisa precisa de mais de uma fonte. “Os livros estão esquecidos. A garotada só procura na internet”, diz. Se o assunto for atual, a orientação é recorrer também aos jornais e revistas.

Um alerta para quem utiliza a internet. É necessário tomar cuidado com a variedade de assuntos existentes na rede, que pode tanto ajudar como atrapalhar. “Visite somente sites de confiança para não acabar reproduzindo informações erradas”, diz.

Alunos - Os estudantes Amanda Wictky e Ricardo Mondoni, do Colégio Singular de Santo André, afirmam utilizar a técnica para escrever seus textos. “Procuro sobre os temas em sites como o Google e o Wikipédia”, afirma Mondoni.

Amanda, por sua vez, se preocupa com ter fontes diferentes. “Sempre vejo mais de uma opinião sobre os assuntos”, diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;