Cena Política Titulo
(In)Dependência do governo federal
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
24/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


As prefeituras do Grande ABC estão cada vez mais dependentes dos repasses de verba dos governos estadual e federal. Orçamentos são inflados com a previsão da chegada de dinheiro de Brasília. Porque a depender da arrecadação direta, oriunda dos impostos municipais, e do planejamento de desenvolvimento econômico das administrações locais, a manutenção dos serviços públicos existentes já seria difícil. Colocar novos projetos e obras em prática então... Diante dessa dependência, salta aos olhos o atraso nos repasses federais. Inclusive o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), que se considera o embaixador do Grande ABC junto a Brasília, tem sofrido com o enrosco nos subsídios. Logo ele, que prometeu mundos e fundos aos demais prefeitos da região para apoiarem a reeleição de Dilma Rousseff (PT) ano passado. Sob a ameaça de terem cortadas as verbas da União para futuros projetos. As crises política e econômica que afetam o Brasil batem à porta de uma das regiões mais desenvolvidas do País. Para se preocupar? Sim. E para cobrar dos gestores municipais ações locais para evolução da qualidade de vida nas cidades, sem essa dependência vital do Palácio do Planalto.

Eleição de 2016 está aí
Ex-prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB) voltou às atividades políticas na cidade após breve período de férias depois de dois anos de atuação no governo estadual. Muitos comemoraram o retorno do petebista nas discussões políticas do município. Outros, os governistas, estão com medo do potencial eleitoral de Auricchio.

De coração
Em evento sobre novidades no Transporte público de Santo André, ontem, o prefeito Carlos Grana (PT) estava de camisa azul. Ao seu lado outras autoridades com vestimentas da mesma tonalidade. A brincadeira não tardou a aparecer. “Está muito tucano, prefeito”, alguém comentou. Na hora da foto, Grana brincou que estava caracterizado de cobrador de ônibus, em homenagem ao tema da atividade. “E o que importa é o coração, que é petista”, completou.

Política de lado
Vereador de São Bernardo, Luizinho (PT) foi passar férias no Piauí, sua terra natal – nasceu em Teresina, em maio de 1961, e está na cidades desde 1989. No Nordeste, encontrou o governador Welington Dias (PT) e o presenteou com camisa e revista do Tigre. O comandante do Palácio de Karnak ficou surpreso ao saber da contratação do zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;