Economia Titulo Luz mais barata
Dólar fraco reduz tarifa de energia para mais de 11 milhões
07/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A queda nas cotações do dólar nos últimos meses vai fazer a conta de luz ficar mais barata a partir de amanhã para 11,4 milhões de brasileiros. A maior redução média nas tarifas - de 5,69% - será para os consumidores do interior de São Paulo atendidos pela CPFL Paulista. Também haverá queda para os clientes da Cemig, em Minas Gerais, e da Cemat, no Mato Grosso. Os percentuais foram aprovados ontem pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Os índices de reajuste variam de acordo com a categoria de consumo. As tarifas dos consumidores da CPFL atendidos em rede de baixa-tensão, como a maioria das residências e o comércio, terão redução de 4,69%. A diminuição será ainda maior - de 11,58% - para os consumidores de baixa renda, que têm gasto mensal restrito a 200 kilowatts/hora (kW/h) e que se enquadram nos critérios adotados pelo governo para a categoria. A distribuidora paulista fornece energia para 3,5 milhões de unidades consumidoras em 234 municípios do Interior.

O item que mais contribuiu para a redução nas tarifas foi a energia comprada da usina hidrelétrica de Itaipu, que é cotada em dólar. Nos últimos 12 meses, a cotação da moeda norte-americana caiu de R$ 2,25 para R$ 1,78.

Também foi aprovada a redução média de 1,48% na tarifas de energia da Cemig, que beneficiará 6,9 milhões de unidades consumidoras. No caso da Cemat, que atende a 992 mil unidades consumidoras em 141 municípios do Mato Grosso, a redução média será 2,55%. Os clientes da Enersul, do Mato Grosso do Sul, terão, por sua vez, aumento na tarifa, que será reajustada em 2,58%, em média.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;