Economia Titulo Financiamento
Crise global não agrava qualidade de crédito no País
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
22/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A crise financeira mundial não agravou a qualidade do crédito ao consumidor no Brasil, aponta pesquisa da Serasa Experian, divulgada ontem.

O indicador da empresa de Qualidade do Crédito registrou queda de apenas 0,1% (que é praticamente estabilidade) no segundo trimestre frente aos primeiros três meses do ano, passando de 79 para 78,9 pontos. Em uma escala de vai de zero a 100, quanto maior a pontuação, menor a probabilidade de inadimplência.

No último trimestre de 2008, esse número estava em 78,8 pontos, mesmo patamar observado de agosto a outubro do ano passado.

Para o gerente de indicadores de mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi, a qualidade do crédito havia piorado em 2007 devido à rápida expansão no volume de empréstimos por parte dos bancos. "O consumidor, estimulado por prazos longos de financiamento, ampliou seu endividamento; com isso, a chance de inadimplência cresceu naquele período", afirmou.

O especialista assinalou que a restrição na oferta de recursos do sistema financeiro, a partir de outubro de 2008, ajudou a manter o indicador sob controle neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;