A crise financeira mundial não agravou a qualidade do crédito ao consumidor no Brasil, aponta pesquisa da Serasa Experian, divulgada ontem.
O indicador da empresa de Qualidade do Crédito registrou queda de apenas 0,1% (que é praticamente estabilidade) no segundo trimestre frente aos primeiros três meses do ano, passando de 79 para 78,9 pontos. Em uma escala de vai de zero a 100, quanto maior a pontuação, menor a probabilidade de inadimplência.
No último trimestre de 2008, esse número estava em 78,8 pontos, mesmo patamar observado de agosto a outubro do ano passado.
Para o gerente de indicadores de mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi, a qualidade do crédito havia piorado em 2007 devido à rápida expansão no volume de empréstimos por parte dos bancos. "O consumidor, estimulado por prazos longos de financiamento, ampliou seu endividamento; com isso, a chance de inadimplência cresceu naquele período", afirmou.
O especialista assinalou que a restrição na oferta de recursos do sistema financeiro, a partir de outubro de 2008, ajudou a manter o indicador sob controle neste ano.
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