Economia Titulo Programa habitacional
Santo André e São Bernardo se preparam para 'Minha Casa'
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
15/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A população de baixa renda das duas maiores cidades da região, Santo André e São Bernardo, deve conhecer nos próximos dias os detalhes de como poderão se cadastrar no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Para famílias com renda de até três salários mínimos, o plano, lançado na segunda-feira pela Caixa Econômica Federal, prevê a oferta de moradia com juro zero, desde que haja o compromisso de até 10% da renda familiar e as prestações sejam no mínimo de R$ 50, valor que será corrido pela TR (Taxa Referencial).

O pacote habitacional também cria condições especiais de financiamento para faixa de três a dez salários mínimos, com juros de até 8,16% ao ano mais TR, mas nesse caso, os interessados devem procurar diretamente as agências da Caixa.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André, Frederico Muraro Filho, até a próxima semana as definições de local e os prazos para os moradores se inscreverem já estará definida. Ele também adiantou que a administração municipal tem áreas disponíveis para projetos de moradia que se enquadram na iniciativa.

A prefeitura de São Bernardo também informou que finaliza o detalhamento da iniciativa e que deve anunciar ainda nesta semana prazos e local para que a população local possa se cadastrar.

OUTRAS - A administração municipal de São Caetano comunicou que se reuniu com a Caixa, para discutir alternativas, por não haver áreas disponíveis na cidade.

O poder Executivo de Mauá, por sua vez, afirmou que estuda possibilidades de parceria com a instituição financeira, como a indicação de demanda de cadastros, de áreas, a realização de obras da infra-estrutura, entre outras, para a participação no programa federal.

Em Diadema, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município respondeu ao Diário que está iniciando o diálogo com representantes da sociedade civil, entidades do mercado imobiliário e da construção e movimentos sociais para, depois disso, definir e informar os procedimentos para a população ter acesso ao plano habitacional.

Rio Grande da Serra não retornou as ligações da reportagem e a prefeitura de Ribeirão Pires informou que não vai participar do programa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;