Turismo Titulo Provença de Picasso
No rastro dos pincéis de Picasso

Região no Sul da França homenageia pintor espanhol com uma série de exposições e passeios turísticos

Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
02/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Oito de abril. Para andreenses, dia de comemorar o aniversário da cidade. Para amantes das artes plásticas, motivo de luto, data da morte de um dos maiores expoentes do século 20: o pintor Pablo Picasso. Embora tenha nascido em Málaga, no Sul da Espanha, em 25 de outubro de 1881, este gênio das paletas nunca escondeu o encanto que sentia pela França. Com naturalização francesa, mudou-se para Paris em 1904 e lá permaneceu longos anos - a princípio, pela efervescência artística da Cidade Luz; depois, como autoexilado do regime fascista imposto pelo general Francisco Franco. Mas foi na região da Provença, ao Sul, que sua vida e arte alcançaram a plenitude. A chamada Provence Côte d'Azur tornou-se cenário de obras notáveis do artista, que viveu em Avignon, Vauvenargues, Ménerbes, Antibes, Vallauris, Mougins e Cannes.

Agora é a vez de seu anfitrião retribuir o carinho. Em homenagem a Picasso, o Comitê Departamental de Turismo da França e outros comitês regionais criaram o evento Picasso na Provence Cote d'Azur, que começou oficialmente no sábado com uma série de exposições e atividades dedicadas ao pintor e aos caminhos que ele trilhou no país.

Até 28 de junho, quem visitar o Museu Picasso da cidade de Antibes poderá conferir a mostra Picasso 1945-1949: A Era do Renascimento, que reúne cerca de 200 obras do pintor - algumas de coleções particulares, que estarão expostas pela primeira vez, e outras da época em que o mestre do cubismo residiu no Château Grimaldi, onde hoje funciona o museu.

Entre os dias 25 de maio e 27 de setembro, o Museu Granet, em Aix-en-Provence, aproveitará as homenagens a Picasso para lembrar também o mais ilustre filho da Provença: Paul Cézanne. A exposição prevê a apresentação de 70 trabalhos de Picasso e 30 de Cézanne, provenientes de coleções públicas, destacando a influência do artista francês sobre as criações do espanhol.

Mas o ponto alto dos passeios que refazem os passos de Picasso pelo Sul da França promete ser as visitas guiadas pelo Château de Vauvernagues, onde está enterrado o corpo do pintor.

Mediante solicitação prévia, o castelo abrirá suas portas a grupos de até 19 pessoas por vez, entre os dias 27 de maio e 25 de setembro. Além do túmulo, o tour, de meia hora, proporciona ao turista a oportunidade única de observar o ateliê onde o artista trabalhou de 1959 a 1961, o quarto onde dormia com a segunda mulher, Jacqueline Roque, e até um banheiro com pinturas de animais feitas pelo próprio morador.

O itinerário turístico Picasso en Provence Côte d'Azur conta, ainda, com exposições permanentes em outros três museus (Angladon, em Avignon, Réattu, em Arles, e no Museu Nacional Picasso Da Guerra e da Paz, em Vallauris), além de locais onde o maior ícone da arte do século 20 viveu, trabalhou e passou o tempo, deixando um rastro de desenhos, pinturas, esboços, cerâmicas e até uma abóbada de capela entre as inestimáveis heranças da Provença para a posteridade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;