Diarinho Titulo Política
Quais são as principais funções do presidente?

O chefe da república também tem de cumprir as leis do País

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
21/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da República é a autoridade máxima no País e faz parte do Poder Executivo (executa leis; é ocupado por presidente, governador e prefeito). Ele divide obrigações e responsabilidades com senadores, deputados federais, estaduais e vereadores, que integram o Poder Legislativo (cria leis e fiscaliza o Executivo), e com os juízes, do poder Judiciário (aplica as leis). 

O chefe de Estado (como o Presidente também é chamado) precisa cumprir as leis como qualquer cidadão. Caso contrário, pode ser punido e até sofrer um impeachment (seu cargo é substituído por outra pessoa). 

Para ser presidente, é preciso ter pelo menos 35 anos, ser brasileiro, morar no País e estar filiado a uma agremiação ou partido político. Não é cobrado nível de escolaridade, mas os estudos colaboram para a formação de um cidadão mais informado e capacitado.

O comandante da Nação precisa saber quais são os problemas sociais e urbanos, conhecer a história da pátria e o que precisa melhorar para ajudar a população. Também é importante entender de economia, administração, conceitos de direito e legislação.

Outras características importantes são a honestidade, comprometimento, responsabilidade, espírito de liderança e vontade de resolver os problemas sociais. Os afazeres exigem concentração, capacidade de organização e de perceber quais são as prioridades. 

FUNÇÕES - O presidente da República tem muitas tarefas. Algumas delas são: manter relações com outros países; decidir se precisa declarar guerra em determinada circunstância; aprovar ou vetar leis; e nomear os ministros de Estado.

O mandato é de quatro anos e a eleição é democrática (o povo escolhe). O gabinete do governante fica no Palácio do Planalto e a casa passa ser o Palácio da Alvorada, em Brasília.

No dia 5 de outubro, as pessoas deverão votar em quem acreditam ser o melhor presidente para o País. Confira abaixo quais são os principais candidatos, segundo pesquisas.

Letícia Santos de Oliveira, 11 anos, de Mauá, participou de projeto na escola sobre eleições e se candidatou a senadora. “É importante saber qual é o papel dos governantes antes de votar.” 


Gabriela Pereira de Sousa, 11 anos, de Mauá, é candidata à presidência em projeto da escola e acredita que precisa dar o exemplo. “O líder do País tem de ser honesto e pensar no bem de todos.”

Principais candidatos:

Dilma Rousseff (PT)

Aécio Neves (PSDB)

Marina Silva (PSB)

Pastor Everaldo Pereira (PSC)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;