Setecidades Titulo Maternidade
Metódo canguru substitui incubadora

Bebês prematuros nascidos no Hospital da Mulher, em Sto.André, ganham enfermaria especial

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
31/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O carinho materno como remédio. Esse é o principal tratamento na enfermaria inaugurada ontem, no Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, destinada ao método chamado mãe canguru. Neste sistema, o recém-nascido com baixo peso ou prematuro permanece em posição vertical, ‘colado’ ao corpo da mãe, o que estabelece, além de maior apego e segurança, o incentivo ao aleitamento materno e melhor desenvolvimento da criança, evitando infecções hospitalares.

Dos 116 leitos da unidade hospital, oito foram adaptados para receber os bebês que tiveram alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, mas necessitam de cuidados até atingirem peso adequado – 2 kg. Além do espaço reservado aos pequenos, há ainda sala de repouso para as mães – onde, após os cuidados com o bebê, elas podem descansar, ou passar a noite caso prefiram permanecer no local até o fim da internação – e área de convivência, destinada à alimentação das mulheres.

Cerca de R$ 300 mil foram investidos para a adequação da enfermaria, sendo R$ 200 mil vindos da Rede Cegonha, programa do governo federal.

A coordenadora da neonatologia do hospital, Sueli Aparecida Bispo de Souza, lista os benefícios do método canguru. “No contato com a mãe, a temperatura da criança é mantida, a posição dificulta o refluxo, o bebê se acalma ao sentir os batimentos cardíacos da mãe, pois se sente mais aconchegado, enfim, há inúmeras vantagens.”

Os pequenos guerreiros comprovam a eficácia do sistema. Miguel nasceu em 24 de abril, aos sete meses, depois que sua mãe, a operadora de caixa Luana Laís Alves da Cruz, 23 anos, teve de se submeter à cesárea em virtude da perda de líquido amniótico. O bebê já atingiu quase 3 kg, porém, por não conseguir mamar, devido a problema de sucção, está recebendo leite materno via sonda e passando por tratamento fonoaudiológico. A proximidade com o filho alivia o processo. “É tão maravilhoso senti-lo sempre por perto, não dá vontade de largá-lo”, comenta.

“Além de diminuir os procedimentos dolorosos na criança e tirá-la de um ambiente que é muito hostil, que é a UTI, o método canguru cria maior vínculo da mãe com a criança”, pontua o secretário municipal de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte.

Com investimentos da Rede Cegonha, o Hospital da Mulher terá ainda a reforma do Centro de Parto Normal, com previsão de entrega para 2015 e a Casa da Gestante, no ano seguinte. Lá, além de receberem os cuidados especiais que necessitam, as futuras mamães também terão atividades, como leitura e bordado, em integração com outras gestantes.

“Saúde é prioridade em Santo André”, frisou o prefeito Carlos Grana (PT).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;