Setecidades Titulo Mobilidade
São Bernardo faz intervenções para reduzir trânsito na área central

Objetivo da Prefeitura é minimizar impacto da realização de obras de drenagem no trânsito já saturado

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
10/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Para minimizar os impactos no trânsito da região central provocados pela realização de obras de drenagem, a Prefeitura de São Bernardo iniciou intervenções nos principais acessos ao Paço. Em fevereiro, o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, admitiu que a mobilidade no Centro será prejudicada em razão da execução do Projeto Drenar – segundo ele, a área irá “travar”.

O primeiro bloqueio para instalação de galerias subterrâneas foi feito no fim de março na Avenida Aldino Pinotti. A pista sentido Centro foi interditada em quase toda a sua extensão. Para minimizar os impactos na Avenida Pereira Barreto – paralela à Aldino Pinotti – a via, que funcionava no sentido bairro, foi transformada, temporariamente, em mão dupla. A previsão de conclusão das obras é de seis meses.

Outra mudança na Aldino Pinotti, esta definitiva, será o prolongamento até o Paço. A extensão causará alterações no início da Avenida Senador Vergueiro, informa o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos. “O primeiro quarteirão da Vergueiro, em frente ao shopping, terá circulação apenas no sentido Centro. O motorista que quiser ir para o Rudge Ramos pela Vergueiro terá de entrar na Aldino Pinotti, virar à esquerda na Rua José Versolato e, então, acessar a Vergueiro”, explica.

Acesso criado da José Versolato à pista sentido Centro da Senador Vergueiro também irá facilitar o deslocamento. Antes, somente era permitida a conversão à direita na Senador Vergueiro. Para chegar à Praça Samuel Sabatini, era necessário contornar pela Pereira Barreto.

A Rua Kara, que teve as obras de prolongamento iniciadas em fevereiro, também será alternativa para quem vem de Santo André e quer acessar a Senador Vergueiro sem passar pelo Centro. Pelo cronograma original, a intervenção, orçada em R$ 1,6 milhão, deveria ficar pronta neste mês, o que não acontecerá. A previsão é que o serviço seja entregue junto com as intervenções na Aldino Pinotti. “É preciso ‘casar’ com as obras de drenagem. O projeto era diferente e tivemos de adaptá-lo”, comenta Silveira Campos.

Quando concluída, a Rua Kara ligará a Avenida Kennedy até a Pereira Barreto, passando pela Senador Vergueiro e Aldino Pinotti.

PROJETO DRENAR

Diversas intervenções estão sendo feitas em toda a cidade para diminuir enchentes, com recursos de R$ 636 milhões – parte obtida por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A região central é a mais afetada. A Rua Jurubatuba terá interdições para instalação de galeria. Piscinão com capacidade para armazenar 220 mil metros cúbicos de água está sendo construído sob o Paço Municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;