Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quanto tempo dura a gestação do elefante?

O maior animal terrestre pode gerar até cinco filhotes durante sua longa vida

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
06/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Exatos 22 meses ou um ano e dez meses. Esse é o tempo que um elefante leva para nascer. A cada gravidez apenas um filhote é gerado. Até existem casos de gêmeos, mas são extremamente raros.

Assim que sai da barriga da elefanta (também chamada aliá), o filhote tem em torno de 120 kg e passa a se alimentar do leite materno. Costuma mamar até os 3 anos. Depois, como é herbívoro, começa a comer capim, raízes, frutas e sementes.

Do nascimento até os 4 anos, o crescimento dos filhotes é bastante regular. O peso aumenta de 9 kg a 20 kg por mês. Por volta dos 5 anos, a diferença entre os machos e as fêmeas já é nítida. Na puberdade (entre 8 e 12 anos), o desenvolvimento das elefantas prossegue regularmente, enquanto que o dos elefantes acelera bastante.

Como crescem ao longo de toda a vida, machos e fêmeas têm diferença de aproximadamente 2 toneladas na fase adulta. Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade. Atingem, em média, de 4 a 6 toneladas e medem até 4 m de altura.

Como o bicho vive cerca de 80 anos na natureza, a elefanta pode ter cerca de cinco filhotes ao longo do tempo.

FAMÍLIA
Os elefantes convivem em manadas lideradas por uma fêmea mais velha. Assim, formam a chamada sociedade matriarcal. As aliás passam a vida toda no mesmo grupo com suas tias, mãe e outros parentes.

Já os machos são expulsos da manada quando atingem a puberdade. Ficam sozinhos ou em pequenos grupos e só encontram as fêmeas na época da reprodução.


Espécies vivem na África e Ásia

Os elefantes se dividem em duas espécies: africana e asiática. A principal diferença entre elas é o tamanho da cabeça e das orelhas. A ponta da tromba também é distinta.

Os elefantes-africanos são maiores e têm orelhas mais desenvolvidas. São encontrados em quase todo o continente, com exceção dos desertos. Já os asiáticos habitam a Índia, Sri Lanka, Sumatra e Bornéu.

Outra diferença entre as espécies é que na africana, elefantas e elefantes possuem marfim. No caso dos asiáticos, somente os machos têm.

O marfim é o dente incisivo (cada animal tem dois) que serve para defesa, derrubar árvores e cavar o solo a procura de minerais e água subterrânea.

Entre os anos 1970 e 1980, os elefantes quase foram exterminados por caçadores que retiravam seu marfim para vender. Hoje, são protegidos por lei e, embora ainda aconteça, a caça diminuiu bastante. Por essa razão, o número de animais tem crescido.

Em regiões da Ásia, elefantes são domesticados e usados pelo homem em diferentes tipos de trabalhos.


Pedro Henrique Bernardo do Carmo, 10 anos, de São Caetano, é muito curioso e tem várias dúvidas quando o assunto é o mundo animal. Uma delas é o tempo que a elefanta leva para gerar o filhote. “Será que é mais tempo do que a gente leva para nascer?”, questiona. O tipo de alimentação do pequeno elefante também desperta o interesse do menino. “Será que toma leite materno?”

Consultoria de Guilherme Domenichelli, biólogo da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) e autor de livros infantis.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;