Memória Titulo
Futebol & política. Um assassinato. E um muro colonial

9 de agosto de 1950: uma briga política em São Bernardo provocou a morte do subdelegado e quase representou o fim do clube Palestra.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


9 de agosto de 1950: uma briga política em São Bernardo provocou a morte do subdelegado e quase representou o fim do clube Palestra. A Prefeitura derrubou o muro do campo de futebol, na futura Praça Lauro Gomes, que era o estádio palestrino. A oposição compareceu. Houve tiroteio e a memória oral registrou que as balas endereçadas à ex-prefeita Tereza Delta, madrinha do Palestra, atingiram Gumercindo Ferreira da Silva, o subdelegado, morto na hora numa casa da Rua Marechal Deodoro.

Detalhes deste crime estão no nosso livro sobre os 50 anos do Palestra: 1935-1985. Documentos sobre o episódio foram mantidos em cofre forte pela Prefeitura, sob sigilo, e hoje, liberados, podem ser consultados no Serviço de Memória e Pesquisa da cidade. E as fotos que Memória publica, de autoria de Beltran Asêncio, ilustram os acontecimentos de quase 60 anos atrás.

Reparem no porte do muro. Eram fortíssimos, de taipa, com 70 centímetros de largura, ao mesmo estilo do antigo casarão que ficava ao lado, na esquina da Rua Marechal Deodoro com a Rua Tenente Sales. São Bernardo não soube conservar essas construções do século 19: primeiro veio ao chão o muro do campo do Palestra, por ordem do prefeito José Fornari; depois, já no governo Lauro Gomes, derrubou-se o casarão, que pertenceu ao alferes Francisco Martins Bonilha. O muro do campo do Palestra foi, originariamente, o frontão de outra construção, utilizada para abrigar os primeiros imigrantes italianos que chegaram a São Bernardo, a partir de 1877. E no casarão do Bonilha, um dia visitado por Dom Pedro II, foram instaladas a Intendência Municipal (Prefeitura) em 1890 e a Câmara Municipal em 1892.

A Câmara tinha representantes da própria Vila de São Bernardo, da Estação de São Bernardo (hoje Santo André), de São Caetano, do Pilar (hoje Mauá), de Ribeirão Pires, de Rio Grande (hoje com o apêndice 'da Serra') e do Alto da Serra (Paranapiacaba).

Quanto ao Palestra de São Bernardo, a partir da derrubada do muro o clube passou a jogar em outros campos, como o Estádio Ítalo Setti, cedido graciosamente pelo seu grande rival esportivo, o Esporte Clube São Bernardo. O Palestra passaria por poucas e boas nos anos seguintes, até reiniciar história fora do Centro, no Bairro Ferrazópolis, já nos anos 1960.

1 - 1950. Operários derrubam o muro do campo do Palestra na Rua Marechal Deodoro. Ao fundo, à direita, o escritório de Alvinho Madeira (corretor) e o bazar de João Salvador
2 - As grossas paredes de taipa de pilão no chão. Em primeiro plano, a quadra aberta de basquete; ao fundo, a fábrica São Bernardo, espaço hoje da unidade das Lojas Americanas
3 - 1952. Sem o seu campo, o Palestra passa a jogar no Estádio Ítalo Setti: Nandinho, Felipe Cheidde e Moura
4 - 1952. Terraplenagem no antigo campo do Palestra para a construção do Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz e da Praça Lauro Gomes. O prefeito (1º à esquerda), irmãos Gianotti (com casado de couro, Adir Gianotti), Emilio Bakarat, tratorista não identificado, Juvenal Garcia, Newton Ataliba Madsen Barbosa e Alvinho Madeira

EM 21 DE ABRIL DE...

1918 - Fundação da Corporação Musical Lira de Santo André.
1934 - João Pandiá Calogeras falece no Rio de Janeiro: historiador, ministro de Estado e industrial, com atuação em Santo André.
1959 - Operários da Fiação e Tecelagem Tognato, de São Bernardo, realizam assembléia para tratar do abono de Natal.
1961 - Correios inauguram agência própria em Santo André, na Praça IV Centenário, junto à Avenida Portugal, onde está até hoje. Prefeito Oswaldo Gimenez cortou a fita. Dom Jorge Marcos de Oliveira, bispo diocesano, procedeu à bênção.
1962 - Fundação do Grupo Cênico Regina Pacis, de São Bernardo.
1974 - Fundada a Sociedade Cultural Brasilitália na data que simboliza, ao mesmo tempo, a fundação de Roma e Brasília.

10º CONGRESSO DE HISTÓRIA

Será realizada amanhã a segunda reunião plenária preparatória ao 10º Congresso de História do Grande ABC. Local: Fundação Pró-Memória de São Caetano. Horário: 9h30. Endereço: Av. Dr. Augusto de Toledo, 255. Informações: 4223-4780; comissaoxcongresso@fpm.org.br .

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 21 de abril de 1979
MANCHETE - Proposta patronal aos metalúrgicos faz prever greve. Professores não temem demissões.
SANTO ANDRÉ - Inaugurada a II Feira Industrial e Comercial.
EDITORIAL - Vazio melancólico cerca administração Grillo.
CLUBE - São Bernardo Tênis Clube festeja 18º aniversário.
MÚSICA - Wilson Simonal canta na Porteira dos Pampas, em São Bernardo.

CRÔNICA DO GUIDO
[Texto: Guido Fidelis]
Viemos todos da mesma dimensão do universo, gerados para viver em família e participar da sociedade da qual fazemos parte. Dependemos uns dos outros para sobreviver e evoluir. Sozinhos, perecemos. A vida é formada pelo conjunto de atividades que permite a produção de bens, indispensáveis ao nosso bem estar. Viver implica entrelaçar de mãos, fraternidade, ajuda mútua.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
* Bofete - Criado como vila em 1880.
* Colina - Fundado em 1926.
* Lins - Emancipa-se de Bauru em 1920.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;