Economia Titulo
Compra do Nippon Credit pelo Softbank é autorizada
Do Diário do Grande ABC
06/06/2000 | 12:38
Compartilhar notícia


As autoridades financeiras do Japao anunciaram nesta terça-feira a aprovaçao do acordo de venda do banco falido Nippon Credit para um consórcio japonês, liderado pelo Softbank, grupo investidor em projetos ligados à Internet. O consórcio, que inclui a companhia de leasing Orix e a seguradora Tokio Marine & Fire Insurance, comprará as açoes do banco que estao nas maos do governo por 1 bilhao de ienes, segundo a Comissao de Reestruturaçao Financeira (FRC).

O acordo prevê ainda que o consórcio fará um aporte de capital de 100 bilhoes de ienes (US$ 944,9 bilhoes) no Nippon Credit, que foi nacionalizado em 1998, após os reguladores do governo terem considerado que o banco estava insolvente. O FRC disse que espera que o contrato de venda do Nippon Credit seja concluído em 9 de julho. O acordo entre o consórcio e os reguladores do mercado japonês tinha sido rompido na semana passada, em razao de divergências sobre o total de provisoes que o banco teria de fazer para cobrir empréstimos de retorno duvidoso.

O Softbank assumirá uma participaçao de 40% no banco, com a Orix e a Tokio Marine holding ficando com 15% cada. O restante será pulverizado entre vários bancos regionais do Japao e instituiçoes estrangeiras, que devem integrar-se ao consórcio. O fundador do Softbank, o bilionário Masayoshi Son, pretende transformar o Nippon Credit Bank no alicerce de seus negócios financeiros on-line.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;