Economia Titulo
Montadoras ganham fôlego e retomam vendas
Por Do Diário do Grande ABC
22/04/2000 | 13:31
Compartilhar notícia


Após dois anos de resultados dramáticos, a indústria automobilística retoma o fôlego e registra três meses consecutivos de aumento de vendas. Atento a essa recuperaçao, seguida também por outros setores da economia, o governo parece pouco disposto a bancar o projeto de renovaçao da frota, que prevê incentivos fiscais para a substituiçao de veículos velhos.

A avaliaçao é de que o mercado está reagindo por conta de melhores perspectivas econômicas e nao haveria necessidade de renúncia fiscal. Nem mesmo o argumento da manutençao de empregos convence neste momento. A melhora das vendas, aliada ao aumento das exportaçoes, está levando algumas montadoras a contratar pessoal ou ampliar a jornada de trabalho.

A produçao de carros, comerciais leves, caminhoes e ônibus no trimestre já supera a do ano passado em 27,3% e as vendas estao 13,5% maiores. Só no segmento de automóveis e picapes (objetos do programa de renovaçao) somam 302.640 unidades vendidas, 13,9% mais do que em igual período de 1999, quando o movimento nas lojas despencou por causa do impacto da desvalorizaçao do real. Na comparaçao com o último trimestre de 1999, que já apontava que a situaçao do País nao era tao drástica quanto a prevista inicialmente, os resultados no segmento foram ainda melhores: cresceram 19,5%.

Por conta disso, a Volkswagen, a Fiat e a General Motors convocaram os funcionários para trabalho extra em abril durante os sábados ou por meio da ampliaçao da jornada semanal. A GM contratou 400 pessoas, sendo 300 por tempo determinado. A Mercedes-Benz, que registrou um aumento de 42% nas vendas de caminhoes, também empregou 300 trabalhadores para os próximos seis meses.

Nao é só o mercado de carros novos que está aquecido. Os negócios com modelos usados cresceram 46% no trimestre, os importadores independentes (sem fábricas no País) venderam 60% mais e os fabricantes de motocicletas comemoram resultados 18,5% melhores que no ano passado.

Apesar do bom desempenho apresentado até agora, a Associaçao Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) insiste em manter sua previsao feita no início de janeiro. O presidente da entidade, José Carlos Pinheiro Neto, calcula que a produçao alcançará 1,5 milhao de unidades - 11% mais que em 1999 - e as vendas internas 1,2 milhao de automóveis e comerciais leves.

Mas entre os próprios fabricantes há quem aposte em números um pouco melhores. O diretor-comercial da Fiat, Lélio Ramos, acha que as vendas chegarao a 1,35 milhao de unidades e a produçao "deve ultrapassar 1,5 milhao de veículos para atender à demanda de exportaçoes, que também vem crescendo."

O professor da Fundaçao Getúlio Vargas (FGV) e estudioso do setor automobilístico, José Roberto Ferro, diz que o cenário de 2000 é favorável para as montadoras na comparaçao com o ano anterior, mas lembra que o setor está longe de recuperar os resultados de 1997, quando atingiu a produçao recorde de 2 milhoes de veículos, número que despencou para 1,58 milhao de unidades e 1,34 milhao de unidades nos dois anos seguintes.

"Os sinais de recuperaçao sao claros, há maior confiança do consumidor, os juros estao baixando e o medo do desemprego é menor, mas nao podemos ser humildes e nos contentarmos com uma produçao de 1,5 milhao de veículos se já conseguimos chegar aos 2 milhoes", diz Pinheiro Neto.

Ele ressalta que a renovaçao da frota nao tem como objetivo único aumentar as vendas, mas retirar das ruas carros velhos, inseguros e poluidores. Segundo seus cálculos, o projeto resultaria na venda extra de 140 mil veículos em um ano. O programa prevê a entrega de bônus para o dono do carro com mais de 15 anos que adquirir um mais novo e entregar o velho para ser reciclado.

O desconto seria de R$ 1,8 mil se a troca fosse por um modelo a gasolina e de cerca de R$ 3 mil para uma versao a álcool. Os governos federal e estaduais participariam com a reduçao do IPI e do ICMS e as montadoras e revendas com descontos extras e custos da reciclagem. O presidente Fernando Henrique Cardoso ficou de dar resposta sobre a participaçao do governo federal até o fim do mês. Há chances de o incentivo ser liberado somente para modelos a álcool.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;