Economia Titulo
Endesa vai demitir 5.400 funcionários
Por Do Diário do Grande ABC
04/04/2000 | 11:31
Compartilhar notícia


A companhia elétrica Endesa planeja cortar ainda neste ano 5.400 empregos em suas filiais na América Latina e a mesma quantidade de postos de trabalho na Espanha, informa nesta terça-feira o jornal espanhol ABC.

Segundo a empresa, o corte na América Latina se enquadra dentro de seu plano estratégico de fazer com que as filiais obtenham os mesmos níveis de rentabilidade da matriz espanhola. A Endesa está presente no Brasil, Argentina, Peru, Colômbia e Chile e detém 64% da Enersis a holding latino-americana de energia que controla 60% da Endesa Chile.

Outro jornal espanhol, La Gaceta de los Negocios, informa que a empresa espanhola tem cerca de 15 mil empregados na América Latina, mas os seus executivos calculam que os negócios na América Latina poderao ser operados com um número máximo de 10 mil pessoas. Na Espanha, a empresa cerca de 18 mil trabalhadores. Em setembro do ano passado, a empresa espanhola anunciou seu plano "Génesis", que objetiva a reduçao dos custos na Enersis através de reduçao de gastos com pessoal. venda de ativos nao estratégicos, refinanciamento da dívida e reorganizaçao.

O custo dos cortes de empregos na América Latina ainda nao foi estabelecido e vai depender das leis trabalhistas de cada país. Para evitar conflitos com governos e sindicatos, a reduçao deverá ocorrer através de acordos setoriais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;