Internacional Titulo
ONU fará protesto contra desaparecimento de médicos cubanos
Por Do Diário do Grande ABC
07/06/2000 | 10:02
Compartilhar notícia


As Naçoes Unidas farao um protesto junto ao governo do Zimbábue pelo desaparecimento de dois médicos cubanos que pediam asilo nas representaçoes do Canadá nesta capital. Oluseyi Bajulaiye, representante regional do Alto Comissariado para Refugiados da ONU, disse que estava ``muito preocupado porque o governo negou que os médicos estivessem detidos'. ``Segundo entendemos, (os médicos) estao sob custódia policial', disse.

Os médicos, Noris Pea, 25 anos e Leonel Córdova, 31 anos, nao se apresentaram na sexta-feira para uma reuniao na capital do Zimbábue convocada pela agência de refugiados. Bajulaiye informou que a agência estava apresentando ``o delicado caso' à cúpula do governo do Zimbábue, mas se recusou a dar detalhes do processo.

``Nao acredito que seja bom dizer mais, neste momento', acrescentou Bajulaiye. No entanto, a polícia do país informou que terça-feira havia detido um dos médicos. ``Nunca os levamos', destacou Wayne Bvudzijena, porta-voz da polícia. Segundo ele, ignora-se o paradeiro dos dois médicos e nao se sabe sobre o desaparecimento.

O diário Miami Herald disse, na terça-feira, que os médicos haviam sido seqüestrados em suas casas por diplomatas cubanos ajudados por agentes de segurança do Zimbábue. O embaixador cubano Rodolfo Sarachino nao estava disponível na terça-feira, segundo a Embaixada, onde os pedidos sobre informaçoes a respeito dos médicos nao eram atendidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;