Cultura & Lazer Titulo
Dados dos guias ‘Lonely Planet’ são inventados
Por Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
Com AFP
15/04/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


A ‘Bíblia dos Mochileiros’ é uma farsa. É o que afirma um de seus escritores, Thomas Kohnstamm.

 Segundo a agência France Presse, a editora dos guias Lonely Planet, muito famoso entre os viajantes mochileiros – e que vende cerca de 6 milhões de cópias por ano –, será obrigada a revisar três de suas edições para a América do Sul depois que um de seus colaboradores assumiu ter inventado seções inteiras sobre alguns países.

 A informação chegou à imprensa mundial após uma entrevista de Kohnstamm para o jornal australiano Sunday Telegraph. Nela, o homem divulga seu livro, Do Travel Writers go to Hell? – algo como Será que escritores de guias de viagem vão para o inferno? –, em que revela que inventou, copiou, plagiou e até vendeu drogas para compensar uma remuneração insuficiente enquanto trabalhava no guia do Brasil.

 O escritor ainda conta que escreveu textos sobre a Colômbia sem nunca colocar os pés no país. “Escrevi esse livro em São Francisco”, explica. “Obtive a informação de uma mulher com quem estava saindo, uma funcionária do consulado colombiano”.

 Kohnstamm alega que era mal remunerado pelo trabalho. Segundo um dos diretores do guia, Piers Pickard, a empresa, como líder de marcado, paga pelos melhores profissionais.    




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;