Internacional Titulo
Oposiçao vence eleiçoes em Israel
Por Do Diário do Grande ABC
31/07/2000 | 12:39
Compartilhar notícia


O candidato da oposiçao Moshé Katzav foi eleito presidente do Estado de Israel nesta segunda-feira com maioria de 63 votos. Seu adversário, o candidato trabalhista Shimon Peres, que era dado como favorito, teve 57 votos.

Para a escolha do 8º presidente israelense foi preciso realizar uma segunda votaçao, depois que os dois candidatos nao conseguiram a maioria necessária de 61 votos no Parlamento.

Na primeira votaçao, Katzav, deputado da oposiçao de direita, surpreendeu com uma vantagem sobre o candidato trabalhista e ex-primeiro-ministro Peres por 60 votos contra 57.

Ariel Sharon, chefe do Likud, partido de Katzav, vê na votaçao ``a vontade de substituir este governo por um nacional, que se interesse antes de tudo pelos assuntos sociais e obtenha uma paz com Jerusalém unida'. Outros deputados desse partido se expressaram no mesmo sentido.

Para o deputado árabe israelense Ahmed Tibi foi uma ``votaçao prostituída'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;