Internacional Titulo
EUA advertem para atraso na destruição de armas químicas
Por Da AFP
28/04/2004 | 00:09
Compartilhar notícia


Um relatório do governo dos Estados Unidos publicado nesta terça-feira revelou que a destruição de armas químicas prevista na convenção internacional firmada em 1997 está muito atrasada, aumentando o risco de ataques terroristas com este tipo de armamento.

O Bureau Contábil do governo americano destaca que os EUA e a Rússia, que juntos possuem 95% das armas químicas declaradas, cumprirão os objetivos fixados na Convenção para a Proibição de Armas Químicas de 1997, mas isto ocorrerá apenas em 2012.

"Apesar de ter desempenhado um importante papel na redução dos riscos, os objetivos de não-proliferação estão mais difíceis de se alcançar do que o previsto", destaca o relatório.

De acordo com o documento, menos de 40% dos Estados membros aprovaram as leis previstas pela convenção para coibir atividades proibidas, e existe a preocupação de que China, Irã, Rússia e Sudão não tenham declarado a totalidade de seus programas de armas.

A convenção determina aos 157 Estados membros o estabelecimento de uma autoridade nacional para controlar o comércio e a transferência de certos produtos químicos, além do acompanhamento de sua produção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;