Cultura & Lazer Titulo
Gramado quer reforçar laços cinematográficos da Ibero-américa
Por Do Diário do Grande ABC
31/07/2000 | 14:31
Compartilhar notícia


Estreitar as relaçoes com os principais produtores de filmes da América Latina, Portugal e Espanha tornou-se o ambicioso objetivo da 28ªediçao do festival de cinema de Gramado, que acontece durante toda esta semana no sul do país.

'Nosso objetivo continua sendo estreitar a relaçao do cinema do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) com o de outros países da América Latina, e ter com a Espanha e Portugal um maior contato que nos permita a aproximaçao também da Uniao Européia', disse à imprensa nesta segunda-feira o diretor do Festival, Esdras Rubin.

Ele lembra que há oito anos, para se adaptar à realidade do Mercosul, a mostra cinematográfica deixou de ser exclusivamente brasileira e passou a contar também com a participaçao de filmes e documentários ibero-americanos.

Esses países também estarao representados na mostra deste ano, que inclui nove longa-metragens na competiçao e 29 filmes, curta-metragens e documentários na mostra paralela.

'Estorvo', co-produçao cubano-brasileira estrelada pelo cubano Jorge Perugorría, o filme argentino 'El mismo amor, la misma lluvia', de Juan José Campanella, o mexicano 'Santitos', de Alejandro Springall, o peruano 'Pantaleón y las visitadoras', baseado na novela de Mario Vargas Llosa e dirigida por Francisco Lombardi e o cubano 'Las profecías de Amanda', de Pastor Vega, fazem parte dos títulos que vao competir pelo Kikito de ouro.

O Brasil vai apresentar ainda os filmes 'Eu nao conhecia Tururu', de Florinda Bolkan e 'Quase nada', de Sérgio Rezende.

Entre as películas a serem exibidas fora da competiçao estao a colombiana 'La vendedora de rosas', de Victor Gaviria, a portuguesa 'Capitaes de abril', de Maria de Medeiros, e o filme brasileiro 'Eu tu eles', de Andrucha Waddington, estrelado por Regina Casé.

Na mostra paralela de documentários, gênero que vive um verdadeiro 'boom' no Brasil, serao exibidos durante o festival o argentino 'Los libros y la noche', de Tristan Bauer, a produçao de México, França e Espanha 'A propósito de Buñuel' de José Luis López-Linares, e o brasileiro 'O sonho de Rose, dez anos depois', de Teté Moraes.

Gramado sediará também, nos próximos meses, a segunda reuniao da Associaçao de Festivais de Cinema Ibero-americanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;