Internacional Titulo
Edward Kennedy compara Bush a Nixon e Iraque ao Vietnã
Da AFP
06/04/2004 | 08:33
Compartilhar notícia


O senador democrata Edward Kennedy comparou na segunda-feira o presidente americano, George W. Bush, ao ex-presidente Richard Nixon, que teve de renunciar em meio ao escândalo Watergate, em que republicanos foram acusados de espionar o Partido Democrata. Kennedy também equiparou a guerra do Iraque à do Vietnã.

"Este presidente criou agora a maior brecha de credibilidade desde Richard Nixon", disse Kennedy, em um discurso no Brookings Institution, um centro de estudos de Washington. "Quebrou o laço básico de confiança com o povo norte-americano", afirmou o senador por Massachusetts, que apóia seu parceiro e senador pelo mesmo Estado, John Kerry, na disputa eleitoral de novembro contra Bush.

Nixon se tornou, em 1974, o primeiro presidente americano a renunciar, quando a Casa Branca tentou encobrir sua ligação com o escândalo Watergate. Kennedy também comparou o Iraque ao Vietnã, onde morreram 58 mil soldados americanos e pelo menos três milhões de vietnamitas. "Bush é o problema, não a solução. O Iraque é o Vietnã de George W. Bush e este país precisa de um novo presidente", frisou.

"Ao ir à guerra contra o Iraque com falsos argumentos e descuidar da verdadeira guerra contra o terrorismo, o presidente Bush deu dois anos à Al Qaeda, dois anos completos para se reagrupar e se recuperar nas regiões fronteiriças do Afeganistão", atacou.

"Como os atentados terroristas de Madri e outros relatórios agora indicam, a Al Qaeda utilizou esse tempo para plantar células terroristas em países em todo o mundo e estabelecer laços com grupos terroristas em muitos territórios diferentes", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;