Economia Titulo
Falta sorvete nas padarias e supermercados da região
Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
25/01/2006 | 08:27
Compartilhar notícia


Em pleno verão mais quente dos últimos tempos, faltou sorvete em diversos pontos-de-venda do Grande ABC nos três primeiros finais de semana deste ano. Alguns locais chegaram a ficar até três dias sem a mercadoria. Comerciantes alegam falta de planejamento dos fabricantes, que não estariam dando conta da alta demanda devido ao calor intenso. A indústria, por sua vez, atribui o sumiço do produto nas prateleiras à falta de planejamento do varejo, que faz encomendas quando o estoque está no final.

Seja quem for o responsá-vel, o fato é que muitos consumidores que procuraram sorvete no último final de semana ficaram a ver navios. Os principais prejudicados foram padarias e pequenos supermercados, segundo os comerciantes. Porém, uma grande rede varejista com sede em Santo André e 16 unidades no Grande ABC, a Coop, também enfrentou desabastecimento.

De acordo com o gerente do setor de perecíveis da empresa, Oduvaldo Tozei, os fornecedores não estavam preparados para o forte calor. “Houve procura muito grande e os fabricantes não deram conta. Passamos o sábado e domingo sem a mercadoria.”

Uma das marcas vendidas na Coop, a Portofino, produzida pela Arabian Bread, com sede em Diadema, ainda não foi reposta. A fabricante informou que o atraso nas entregas se deve à mudança de câmara de refrigeração, e que é necessário aguardar até que os produtos estejam em temperatura adequada para distribuição.

Na padaria Cristal, de Santo André, foram três dias sem sorvete. “Fiz pedido para a Kibon na quarta-feira passada e eles ficaram de entregar na quinta-feira. A mercadoria chegou só no sábado, mas como o freezer estava zerado, acabou rápido. Só consegui repor mesmo no domingo.” A Kibon admitiu a dificuldade, mas informou que o problema não foi falta de mercadoria, mas sim falha dos distribuidores.

A Bariloche, com sede em São Bernardo e responsável pela fabricação da marca própria Coop Plus, alegou que a escassez dos produtos em alguns estabelecimentos se deve à falta de planejamento dos comerciantes. “Algumas lojas demoram para perceber que os estoques estão reduzidos, só fazem o pedido quando está quase no fim e ainda querem entrega imediata”, explicou Carlos Morena, gerente-geral.

A Cascão Suples, um dos nomes mais fortes do litoral paulista e com representação em São Caetano, informou que as vendas superaram as expectativas no Grande ABC, mas não chegou a ocorrer desabastecimento dos itens da marca, de acordo com o supervisor da empresa, Álvaro da Silva Júnior. “Realmente faltaram alguns sabores por excesso de pedidos. Mas ninguém chegou a ficar sem estoques.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;