Economia Titulo
Fiesp: Brasil é 39º no ranking de competitividade
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
13/10/2004 | 19:36
Compartilhar notícia


O IC (Indicador de Competitividade) divulgado nesta quarta-feira pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) mostra o Brasil na 39ª posição no ranking da competitividade mundial.

O estudo, realizado em 43 países, tem como objetivo identificar as principais restrições ao crescimento da competitividade brasileira, além de avaliar o esforço realizado e necessário para o crescimento e a sustentação da competitividade em relação aos outros países. Segundo o relatório apresentado, o principal fator de atraso na competitividade no país é o alto custo da captação de dinheiro junto aos bancos.

A pesquisa da Fiesp também revelou que em 1997 o Brasil ocupou a 37ª posição do ranking, pulando para 36ª em 1998 e 40ª em 2001. O estudo indica ainda que, no período analisado, o país passou por um forte ajuste interno e externo com medidas que dificultaram a atividade econômica, restringindo o crescimento do país e conseqüentemente inibindo a competitividade.

Segundo o gerente de Projetos de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, Renato Corona Fernandes, as medidas que mais contribuíram para o entrave da competitividade brasileira foram a desvalorização e a flutuação do câmbio, a promoção de superávit para honrar os compromissos externos, aumento das taxas de juros reais, ajuste fiscal, redução de gastos e principalmente o aumento de impostos.

Fernandes explicou que o Brasil possui restrições específicas para o aumento da competitividade. “De acordo com a ordem de importância, são eles o capital, tecnologia, economia doméstica e abertura”, disse. Segundo ele, dentro do item capital o Brasil apresenta atualmente um spread bancário de 37,94%. Em 2002, esse índice correspondia a 43,5%. “Nessa velocidade de queda o Brasil levará 31 anos para chegar à média dos países, com 5,5% ao ano.”

A pesquisa indica que a taxa de juros em 2002 era de 63% ao ano, passando para 54% em 2004, contra uma média de 8,3% nos demais países analisados. O crédito ao setor privado foi de 27% do PIB em 2002. Em julho de 2004, esse índice foi de 25% do PIB. “Para atingir a média dos países analisados (85,6%) em 20 anos, a taxa deverá subir a uma velocidade de 6,9% ao ano.”

A carga tributária em 2002 era de 34,4% do PIB. No primeiro semestre de 2004 chegou a 38,11% (aumento de 10,78%). “O Brasil tem a carga tributária semelhante a de países desenvolvidos, mas a qualidade e a abrangência dos serviços oferecidos são menores”, analisou. Já em países de renda per capita similar à do Brasil a carga tributária está em torno de 20% do PIB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;