Economia Titulo
Superávit comercial do Japao cai em março
Do Diário do Grande ABC
24/04/2000 | 12:14
Compartilhar notícia


O superávit comercial global do Japao se reduziu em 15% em março, devido a um maior gasto em importaçoes provocados pelos preços do petróleo e a recuperaçao da economia nacional, informaram nesta segunda-feira fontes governamentais direto de Tóquio. No entanto, o superávit comercial bilateral com os Estados Unidos aumentou, com o incremento das exportaçoes japonesas de cabo de fibra ótica e automóveis, ao mesmo tempo que se reduziram as importaçoes de bens norte-americanos.

O superávit comercial global de mercadorias, que corresponde à diferença de todos os bens exportados e os importados, caíram 14,8% em março, o equivalente a US$ 10,570 bilhoes, segundo indicou o Ministério de Finanças. Já no ano fiscal que terminou em 31 de março último, o superávit comercial caiu em 13,9%, atingindo US$ 115,2 bilhoes, o que representou a primeira contraçao em três anos.

O Japao tenta sair de sua pior recessao econômica em meio século. O governo vem sendo muito pressionado pelos Estados Unidos e outros correspondentes comerciais para que reduza seu superávit, com o objetivo de impulsionar a economia e aumentar as importaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;