Internacional Titulo
Dois anos depois da invasão dos EUA, Saddam espera julgamento
Da AFP
19/03/2005 | 11:28
Compartilhar notícia


Dois anos depois da invasão dos Estados Unidos ao Iraque para derrubar Saddam Hussein, ainda se desconhece a data do julgamento do ex-ditador, preso em dezembro de 2003. Ele e vários outros dirigentes do antigo regime deverão ser julgados pelo Tribunal Especial Iraquiano.

Um dos meio-irmãos de Saddam, o ex-chefe de inteligência Barzan Ibrahim Hassan al-Tikriti, e o ex-vice-presidente Taha Yassin Ramadan serão os primeiros a responder à justiça.

Criado no final de 2003 pelo ex-administrador americano Paul Bremer, o Tribunal julgará as pessoas acusadas de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e violações à lei iraquiana.

"Me surpreenderia não ver Saddam no banco dos réus antes do fim do ano", declarou no início de março Muaffak al-Rubai, conselheiro de segurança e membro da Aliança Unificada Iraquiana — a coalizão xiita que venceu as eleições de 30 de janeiro.

No entanto, a legitimidade do Tribunal ainda é questionada. Em julho do ano passado, um jurista iraquiano afirmou que a corte viola a Lei Fundamental, que vigorará no país até o final de 2005, já que uma de suas cláusulas estipula a proibição destes tribunais especiais.

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch também está preocupada pela falta de preparo dos juízes em relação a casos de genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Enquanto espera o julgamento, Saddam Hussein passa seus dias no campo Croper, base militar americana perto do aeroporto de Bagdá, onde está detido ao lado de outros 11 dirigentes do regime ditatorial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;